Atletas e clube do concelho recebem voto de louvor

13 Setembro 2021

VALOR TOTAL DOS CONTRATOS-PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO
É O MAIS ALTO DESDE 2014

A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou, em reunião do executivo municipal de dia 09 de setembro, o voto de louvor a atletas e clubes do concelho com resultados de relevo em competições nacionais e internacionais.

Os votos de louvor contemplam os atletas Sara Moreira (atletismo), João Correia (atletismo paralímpico), Rafaela Fonseca (atletismo), Carlos Costa (atletismo) e Márcio Coelho (pesca desportiva de rio). A nível coletivo, é distinguido o Clube Desportivo de S. Salvador do Campo.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, enalteceu as conquistas dos atletas e clubes do concelho, sublinhando que “são fruto do sucesso coletivo e individual, cujos resultados testemunham o trabalho e o esforço das associações desportivas e dos atletas, bem como a aposta do Município no desenvolvimento desportivo”.

Exemplo desta aposta está no facto de, em 2021, o valor investido em contratos-programa de desenvolvimento desportivo ter sido o mais alto desde 2014, ascendendo a mais de 756 mil euros.

No somatório dos últimos oito anos, “a Câmara Municipal de Santo Tirso investiu, desde 2013, um total de cinco milhões de euros em contratos-programa de desenvolvimento desportivo”, sublinhou Alberto Costa.

No que se refere aos votos de louvor aprovados, Sara Moreira, ao serviço do Sporting Clube de Portugal, conquistou o título nacional na categoria de Veteranos F35 e na prova de equipas femininas, no Campeonato Nacional de Estrada em Atletismo. A atleta de Santo Tirso arrecadou, também, o terceiro lugar na geral feminina.

João Correia conquistou um diploma olímpico nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. O atleta de Santo Tirso ficou em sexto lugar na final dos 100 metros T51, com um tempo de 24,37 segundos. Esta participação assinala o ponto mais alto da sua carreira de 20 anos, recheada de conquistas nacionais e internacionais. É de referir, ainda, que desde 2017, João Correia é um dos atletas apoiados pelo Município através do programa de apoio a atletas de alto rendimento.

O Clube Desportivo de S. Salvador do Campo conquistou a medalha de bronze na categoria masculina de equipas, no Campeonato Nacional de Estrada em Atletismo, realizado em Felgueiras. Nesta mesma prova, mas na classificação por equipa de Veteranos masculino, também arrecadou uma medalha: a de prata.

Além das classificações coletivas, Rafaela Fonseca e Carlos Costa, ambos ao serviço do Clube Desportivo de S. Salvador do Campo, também receberam um voto de louvor pelo terceiro lugar alcançado em Veteranos F3 e Veteranos M35, respetivamente.

Na modalidade de Pesca Desportiva de Rio, Márcio Coelho foi campeão nacional da 2ª Divisão – Zona Norte, ao serviço do Centro Popular de Trabalhadores de Riba d’Ave.