Associação das Coletividades Têxteis da Europa reuniu em Santo Tirso

15 Fevereiro 2017

PRIMEIRA REUNIÃO DO COMITÉ EXECUTIVO DE 2017 TEVE LUGAR NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

Santo Tirso foi o local escolhido para a primeira reunião do Comité Executivo da Associação das Coletividades Têxteis Europeias-ACTE. O encontro juntou cerca 25 elementos das delegações da Suécia, Itália, Bélgica e Espanha.

Os sectores do têxtil, calçado, vestuário e acessórios de moda estiveram em destaque na primeira reunião do Comité Executivo da Associação das Coletividades Têxteis Europeias-ACTE, que decorreu na Fábrica de Santo Thyrso. O encontro juntou cerca de 25 elementos das delegações da Suécia, Itália, Bélgica e Espanha, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, que detém, enquanto presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ave (AMAVE), o secretariado executivo desta entidade.

Em cima da mesa estiveram várias propostas ligadas ao setor, algumas delas que incluem o Município. “Este encontro está a ser bastante profícuo, ficou já decidido uma participação conjunta num importante projeto que poderá trazer grande retorno para as nossas empresas”, referiu Joaquim Couto em declarações aos jornalistas.

Santo Tirso integrará conjuntamente com alguns parceiros da ACTE, o projeto TEXTIN no âmbito do programa Interreg, promovido pela União Europeia. Esta candidatura tem como objetivo estruturar políticas e práticas comuns, com vista a potenciar a competitividade das pequenas e médias empresas das indústrias do têxtil e da moda. Estima-se que poderá ter um valor global de 2,5 milhões de euros.

A ACTE reúne, de forma descentralizada, duas vezes por ano, e tem como principal objetivo representar e defender os interesses de coletividades territoriais e organizações aderentes, que representam territórios com presença de sectores têxteis, vestuários, calçado e acessórios de moda. Desde junho de 2016, a presidência da Associação é detida pelo município de Boras, na Suécia.

Em declarações aos jornalistas, Ulf Olsson, presidente da ACTE, destacou a importância de Santo Tirso neste setor: “Somos uma corporação de importantes cidades têxteis por toda a Europa, e esta é, sem dúvida, uma importante cidade têxtil, um concelho muito importante para este tipo de indústria. Juntos somos mais fortes e vemos o têxtil na Europa com um futuro brilhante”, elogiou.