Arrancaram as obras de alargamento da rede de saneamento em Sequeirô

14 Fevereiro 2022

TRABALHOS EM BURGÃES TAMBÉM ESTÃO PRESTES A INICIAR-SE

A ampliação da rede de saneamento no território da antiga freguesia de Sequeirô, em Santo Tirso, arrancou hoje com o início das obras de construção de 409 ramais. Esta empreitada vai permitir estender a rede já existente em mais 7,5 quilómetros.

Dentro de três semanas, os trabalhos de ampliação da rede vão alargar-se, também, à localidade de Burgães, onde serão construídos mais 295 ramais, numa extensão de 4,9 quilómetros.

As obras, fruto de uma parceria entre a Câmara de Santo Tirso e a Águas do Norte, têm um prazo de execução de 364 dias e estão orçadas em 1,6 milhão de euros. Este investimento é financiado em cerca de um milhão de euros pela autarquia, sendo o valor restante proveniente do POSEUR [Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos].

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “a frente de obra que arrancou hoje vai permitir elevar para 82 por cento a cobertura total da rede de saneamento no concelho”.

“O forte investimento no saneamento foi um compromisso que assumi e que, desta forma, será cumprido”, garante Alberto Costa, acrescentando que “irá, também, avançar em breve a construção de 12,4 quilómetros da rede de saneamento e 500 ramais na freguesia de Monte Córdova”.

O autarca salienta a importância destas empreitadas, “não só porque representam um investimento na preservação do meio ambiente, mas também na melhoria da qualidade de vida das populações”.

Recorde-se que, no âmbito do POSEUR, foi já concluída a execução das redes de drenagem do Sistema de Águas Residuais (SAR) de Água Longa, que beneficiam as famílias residentes nas freguesias de Agrela, Água Longa, Monte Córdova, Reguenga e na União de Freguesias de Carreira e Refojos de Riba de Ave.

Estão, também, terminadas as obras de construção das redes de drenagem do SAR de Rabada e de Lordelo/Aves, abrangendo Areias, Lama, Sequeirô, Burgães, Rebordões, S. Tomé de Negrelos, Vila das Aves, Roriz, S. Martinho do Campo, S. Salvador do Campo e Vilarinho. Esta empreitada teve uma extensão de 35 quilómetros, onde foram instalados cerca de 1250 ramais de ligação ao coletor de águas residuais, o que permitiu aumentar o serviço prestado pela Águas do Norte no Município de Santo Tirso.