Aniversário dos 15 anos da Biblioteca Municipal

22 Novembro 2015

O dia 18 de novembro marcou o aniversário da Biblioteca Municipal. Passaram 15 anos desde a abertura deste equipamento cultural. Para assinalar a data, a Câmara de Santo Tirso preparou diversas iniciativas que decorreram entre 13 a 22 de novembro. Três dos pontos altos foram a atuação dos Gaiteiros da Ponte Velha, o encontro com o escritor Mário de Carvalho e a atuação de Noiserv.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, participou na passada quarta-feira, 18 de novembro, nas comemorações do 15º aniversário da Biblioteca Municipal.

No momento que antecedeu o concerto dos Gaiteiros da Ponte Velha, o autarca, acompanhado pelo vereador da Cultura, Tiago Araújo, visitou a exposição de fotografia, que assinala alguns dos principais momentos da história da Biblioteca Municipal, projeto da responsabilidade dos arquitetos Pedro Mendo e Maria Manuel Oliveira.

São 15 anos a promover a leitura pública e a cultura na comunidade de Santo Tirso. Curiosamente, realçou Joaquim Couto, “foi comigo que tudo começou, quando a Câmara lançou a primeira pedra do edifício, a 18 de novembro de 1996”. Dois anos depois, seguiu-se a inauguração. Joaquim Couto era então Governador Civil do Porto.

Na passagem deste décimo quinto aniversário, o presidente da Câmara elencou que o equipamento “tem vindo a afirmar-se como um excelente espaço de consulta, de trabalho, de pesquisa, de convívio e formação, sendo já uma referência na Rede Nacional de Bibliotecas”.

As comemorações do 15º aniversário da inauguração da Biblioteca Municipal de Santo Tirso envolveram um vasto programa de animação musical e cultural, que decorreu entre 13 e 22 de novembro. Destaque para a conversa informal, em torno dos livros e da literatura, com o multifacetado escritor Mário de Carvalho, autor do livro «Contos da Sétima Esfera». Outro dos pontos altos da programação foi o concerto de Noiserv no passado dia 22 de novembro, que deixou o público encantado com o seu projeto musical e que encheu o auditório Eng. Eurico de Melo.

Satisfeito com o sucesso alcançado, Joaquim Couto reforçou que “a Cultura é um eixo estratégico e prioritário para a Câmara Municipal de Santo Tirso”. “Nunca será demais o apoio que possamos dar à promoção de atividades culturais, porque é na cultura que está a chave do sucesso das sociedades modernas e desenvolvidas”. Neste sentido, o presidente da autarquia justificou a importância da criação por este executivo, do Departamento da Cultura e lembrou que está para breve a inauguração da sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea.