Ampliação da rede de esgotos arranca no próximo mês

25 Setembro 2017

DEPOIS DO CONCURSO PÚBLICO, OBRAS JÁ FORAM ADJUDICADAS

Vão arrancar, no próximo mês, as obras de alargamento da rede pública de esgotos no concelho de Santo Tirso. A empreitada foi adjudicada no valor de cinco milhões de euros e vai abranger 17 localidades, em especial as zonas do Vale do Leça e do Vale Nascente do Município. No total, são quase 70 mil metros de rede que será construída.

Volvidos quatro meses após a publicação em Diário da República da abertura do concurso público para a ampliação da rede pública de esgotos em Santo Tirso, as empreitadas foram, na semana passada, adjudicadas. Segundo o presidente da Câmara, Joaquim Couto, finalmente “estão criadas as condições para as obras avançarem no terreno”.

O autarca lembra que as candidaturas a fundos comunitários estiveram “muito tempo bloqueadas, fruto dos constrangimentos provocados pelo anterior Governo do PSD/CDS-PP que ditaram sucessivos atrasos”, não permitindo que as câmaras pudessem ver os seus projetos no terreno mais rapidamente.

Só para se ter uma ideia, aponta Joaquim Couto, “era previsível que o concurso público para o alargamento da rede pública de esgotos no nosso concelho tivesse aberto em junho de 2016. Infelizmente, só foi aberto em maio deste ano, quase com um ano de atraso”.

O projeto de extensão da rede pública de esgotos foi desenvolvido em parceria pela Águas do Norte e a Câmara de Santo Tirso e vai abranger 17 localidades: Rebordões, S. Tomé de Negrelos, Vila das Aves, Areias, Lama, Palmeira, Sequeirô, Agrela, Água Longa, Monte Córdova, Refojos, Reguenga, S. Martinho do Campo, S. Mamede de Negrelos, S. Salvador do Campo, Roriz e Vilarinho.

As obras arrancam no próximo mês de outubro, sendo que a maior fatia de investimento está destinada à zona do Vale do Leça e do Vale Nascente. Estes quase 70 mil metros de nova rede pública de esgotos juntam-se ao investimento já realizado neste mandato, em 2014 e 2015, no valor de cerca de quatro milhões de euros. Na altura, foram construídos 50 quilómetros de rede pública de saneamento.

Com estas obras, o Município de Santo Tirso passará a ter a taxa de cobertura de rede pública de esgotos ao nível da média comunitária.