Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Alunos de Vila das Aves vão para a escola de bicicleta

25 Novembro 2021

ALUNOS DO SECUNDÁRIO ACOMPANHAM OS MAIS NOVOS NO PERCURSO
ATÉ À ESCOLA

Depois de ter iniciado como um programa para ensinar os alunos do 1º ciclo a andar de bicicleta e ter sido alargado aos alunos do 2º ciclo, a Câmara Municipal de Santo Tirso avança, agora, com o Ciclismo Vai à Escola em Vila das Aves, com a colaboração de alunos da Escola Secundária.

Todas as quartas-feiras os alunos da Escola Secundária D. Afonso Henriques e da Escola Básica do Ave passam, agora, a ir para escola de bicicleta de manhã, e voltar de bicicleta para casa à hora de almoço, em trajetos organizados, e escoltados pelas forças de segurança. O “comboio de bicicletas” foi implementado na Escola Básica e Secundária D. Dinis, em 2019, e é levado a cabo, agora, também em Vila das Aves.

Cerca de 75 alunos da Escola Básica do Ave e 23 alunos da Escola Secundária D. Afonso Henriques percorreram esta quarta-feira, 24 de novembro, dois quilómetros em bicicleta acompanhados por técnicos, professores, encarregados de educação e forças de segurança.

O projeto “Ciclismo Vai à Escola” tem como objetivo sensibilizar os alunos para a utilização da bicicleta enquanto meio de transporte seguro e saudável. Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, juntou-se à primeira viagem e sublinhou que a “sensibilização dos alunos para a utilização da bicicleta como meio de transporte fomenta não só a mobilidade suave e mais segura, mas também a criação e hábitos de vida mais saudáveis”.

O autarca está convicto de que “colocar os alunos mais velhos a apadrinhar e acompanhar os mais novos neste trajeto é uma aposta que irá trazer muitos mais participantes a estas idas de bicicleta para a escola”. A ideia, assegura, é que “esta medida seja cada vez mais alargada e possa chegar a todos os alunos de todas as escolas do concelho”.

O projeto “Ciclismo Vai à Escola”, desenvolvido em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, teve início no ano letivo 2017/2018 com alunos do primeiro ciclo, com o objetivo de dar seguimento às políticas de mobilidade sustentável do Município. Com o sucesso da iniciativa, esta foi alargada aos alunos mais velhos e já chegou a cerca de dois mil estudantes.

Partilhar
ColorAdd Icone