Alunos de S. Tomé e Príncipe fazem intercâmbio em Santo Tirso

23 Abril 2019

MUNÍCIPIO CELEBROU UM PROTOCOLO PARA APOIAR FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O Município de Santo Tirso irá assegurar a formação profissional de cinco alunos provenientes de S. Tomé e Príncipe durante três anos letivos, período correspondente aos cursos de formação profissional. O protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal, a Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento, a Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso e a Associação Liga das Comunidades de S. Tomé e Príncipe.

Cinco alunos da cidade de Santana, autarquia de Cantagalo, em S. Tomé e Príncipe vão, já no próximo ano letivo 2019/2020, ter a oportunidade de receber formação na Escola Agrícola Conde S. Bento, em Santo Tirso. “A ligação de Santo Tirso a Cantagalo já remonta a 1994, altura em que se tornaram cidades geminadas”, explica o presidente da Câmara, Joaquim Couto, adiantando que o objetivo é estabelecer a nível cultural, económico, social e educacional iniciativas de cooperação.

O projeto estende-se ao longo de três anos letivos, período correspondente à duração dos cursos de formação profissional e o presidente da Câmara garante: “Queremos garantir o acesso a formação para um futuro melhor, fomentar uma cultura de inclusão e promover condições de igualdade”.

A Escola Agrícola garantirá a formação dos jovens, o alojamento na residência de estudantes, a alimentação nos períodos letivos e o material necessário para a formação. A Câmara Municipal de Santo Tirso assegurará todas as despesas e a Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso garantirá o fornecimento das refeições gratuitas a estes alunos durante o período não letivo, fins de semana e feriados.

“Estamos convictos de que as oportunidades dadas a estes alunos representarão uma mais valia para os seus projetos de vida”, refere Joaquim Couto, acrescentando que “o projeto pretende formar jovens conscientes dos seus deveres de cidadania na sua dimensão pessoal, social e ambiental e promover o sucesso escolar”.

O protocolo foi assinado nos Paços do Concelho entre a Câmara Municipal, a Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento, a Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso e a Associação Liga das Comunidades de S. Tomé e Príncipe.