Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Alunos à descoberta da arte no CCMVA

05 Novembro 2018
Alunos estiveram no ccmva para interagir com artista plastico 1 980 2500

ESTUDANTES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. AFONSO HENRIQUES ESTIVERAM À CONVERSA COM O ARTISTA PLÁSTICO MANUEL HORTA

“Instrumentos” é o nome da instalação que está patente no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves até ao próximo sábado. Materializada em forma de exposição, o trabalho do artista plástico Manuel Horta resulta da pesquisa que relaciona a carbonização controlada de madeira em combustão lenta e o trabalho de cerâmica em roda lenta.

O artista plástico esteve à conversa com os alunos e professores do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, para apresentar e explicar o seu trabalho. O momento contou, igualmente, com a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santo Tirso, Tiago Araújo, que salientou a importância desta iniciativa num concelho que afirma regularmente a sua ligação às artes.

Para Tiago Araújo, é importante estabelecer-se o diálogo entre a arte e a comunidade local, neste caso, a ligação com as escolas. “Estas oportunidades, onde damos a conhecer os artistas e os seus processos criativos, acrescentam e contribuem para que se possa compreender a arte e perceber-se melhor aquilo que vemos”.

Nesta mostra, o artista plástico Manuel Horta explora diferentes meios e materiais como desenho, fotografia, vídeo, áudio, meios digitais, cerâmica, gesso, carvão vegetal, papel, plástico e objetos construídos in situ.

Satisfeito com o trabalho desenvolvido, Manuel Horta adiantou que o resultado “é extremamente satisfatório”, até porque o espaço do Centro Cultural “é extremamente estimulante”.

Pela ambição, envergadura e pelo tipo de trabalhos que são agora mostrados, Manuel Horta considera que “a exposição Instrumentos acaba por ter uma parte pedagógica e didática”, e daí “o interesse demonstrado” pelos alunos da Escola Básica de Vila das Aves, aquando da visita à instalação.

Manuel Horta nasceu em Almada em 1970, realizou o mestrado em Escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, cria, desenvolve e apresenta projetos artísticos regularmente desde 1993. Participou em exposições coletivas e eventos artísticos e promove a atividade artística e de docência/ formador em projetos de intervenção comunitária e em escolas do ensino público.

A instalação, “Instrumentos”, tem entrada gratuita e pode ser vista no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves até ao próximo sábado.

Alunos estiveram no ccmva para interagir com artista plastico 1 980 2500
Partilhar
ColorAdd Icone