Alberto Costa inaugurou nova sede da Garcia Garcia, em Santo Tirso

05 Setembro 2022

EMPRESA INSTALOU-SE EM ANTIGAS INSTALAÇÕES DA ARCO TÊXTEIS

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, inaugurou hoje a nova sede da empresa Garcia Garcia, S.A., instalada no edifício de escritórios da extinta fábrica Arco Têxteis, no centro da cidade.

Ladeado por Miguel Garcia e Carlos Garcia, sócios e administradores do grupo, Alberto Costa fez questão de sublinhar que “é sempre uma grande satisfação ver empresas instalarem-se em Santo Tirso, ainda mais em edifícios emblemáticos e com história como este”.

A antiga Arco Têxteis faliu em 2015, tendo deixado vago um espaço bruto com cerca de 10 hectares, situado no coração da cidade de Santo Tirso, junto à Central de Transportes e na proximidade do rio Sanguinhedo.

A Garcia Garcia, S.A. foi uma das empresas que adquiriu este ativo, transferindo agora a sua sede para Santo Tirso, onde passou a ocupar o edifício dos antigos escritórios da Arco Têxteis, no âmbito do projeto de reconversão de todo o espaço.

Alberto Costa disse acreditar que esta área se assuma como uma âncora do desenvolvimento económico da cidade de Santo Tirso e da criação de uma nova centralidade. “A instalação da nova sede de uma empresa como a Garcia Garcia neste local é mais um importante passo para a concretização desse objetivo e, simultaneamente, vem de encontro à estratégia do Município de promover a transformação e requalificação de fábricas devolutas”, acrescentou.

Por outro lado, adiantou, “acompanha a nossa aposta na captação de investimento, cujos resultados têm sido bastante positivos, com a fixação em Santo Tirso de novas empresas, muitas delas multinacionais”.

Fundada em 1890 por Bernardo Garcia (primeira geração), a Garcia Garcia estava inicialmente vocacionada para a construção de estruturas industriais, nomeadamente as chaminés e caldeiras de tijolo que, ainda hoje, marcam a memória e as paisagens da indústria têxtil. Atualmente gerida pela quarta geração da família, é uma empresa especializada no Design & Build de edifícios industriais, logísticos, comerciais e residenciais.

Na cerimónia de inauguração do novo edifício-sede, em Santo Tirso, estiveram também presentes os presidentes das câmaras municipais de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da Maia, António Silva Tiago.

TR_17936TR_18203