Alberto Costa inaugurou espaço comercial na antiga Arco Têxteis

15 Maio 2024

ARCO RETAIL PARK REABILITOU UMA ÁREA DE 6.600 M2

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, participou, esta quarta-feira, na inauguração do novo espaço comercial Arco Retail Park, um projeto da Garcia e Garcia. Localizado nas antigas instalações da Arco Têxteis, o espaço reabilitou uma área de 6.600 m2.

Alberto Costa sublinhou que a requalificação levada a cabo “vem ao encontro da visão da Câmara Municipal de dar uma nova centralidade a esta zona da cidade”.

“Para além de revitalizar o comércio, os serviços, e criar emprego, relembra e enaltece a história do património edificado da Arco Têxteis”, destacou o autarca durante a cerimónia de inauguração.

Já Miguel Garcia, administrador da Garcia e Garcia, garantiu que foi sempre objetivo da construtora “homenagear o património arquitetónico e industrial da antiga Arco Têxteis, honrando o legado da família Resende”. “Quisemos manter a génese deste espaço, apesar de estarmos a atribuir outro uso e, por isso, fizemos questão de preservar as fachadas”, salientou.

Nesse sentido, foi feito um convite ao artista plástico Samuel Silva para desenvolver uma obra escultórica para o edifício. “Foi um desafio homenagear a memória deste espaço e estar, ao mesmo tempo, articulado com o património artístico do Município”, referiu Samuel Silva, dando conta que o projeto a que deu o nome de ‘Segunda pele’ surgiu com inspiração “nas formas e geometrias da indústria têxtil, nomeadamente nas bobines e rolamentos”.

Com 6.600m2 de área, o Arco Retail Park conta com seis lojas e 150 lugares de estacionamento.

O novo espaço reabilitou uma área de 6600m2