Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Alberto Costa debateu com clubes projeto de Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Desportivo

21 Outubro 2023

DOCUMENTO PREVÊ AUMENTO SUBSTANCIAL DOS APOIOS JÁ EM 2024

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, reuniu hoje com os responsáveis dos clubes e associações desportivas do concelho para um encontro de trabalho destinado a apresentar e debater o projeto de Regulamento Municipal do Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo.

Na reunião de trabalho, Alberto Costa apresentou a proposta de regulamento, que deverá traduzir-se, já em 2024, num aumento substancial do apoio dado pelo Município no âmbito dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo.

“De acordo com a proposta apresentada, esse apoio deverá ascender a um milhão de euros, o que significa o valor mais alto de sempre no âmbito dos contratos-programa e um aumento de cerca de 300 mil euros comparativamente com a verba atribuída no Orçamento Municipal de 2023”, explicou Alberto Costa.

O Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Desportivo propõe-se definir as atividades e/ou projetos a promover e a apoiar, os tipos e as formas de concessão desses apoios, os procedimentos a cumprir pelos interessados e as obrigações a assumir pelas partes.

A elaboração deste documento, adiantou Alberto Costa, “assenta num conjunto de medidas estratégicas de desenvolvimento desportivo”, dando como exemplo “uma majoração positiva para reforçar o apoio ao desporto adaptado e ao desporto feminino”.

Destaca-se, também, a inclusão de medidas de incentivo à capacitação dos treinadores e qualificação de quadros dos clubes e associações desportivas, de forma a valorizar os atletas com base na qualificação das equipas técnicas que com eles trabalham.

Prevê, ainda, medidas de promoção da ética e da prevenção da violência no desporto, apoio à construção e requalificação de instalações desportivas, aquisição de material desportivo e aquisição de viaturas novas ou usadas para o transporte de atletas.

Outra novidade incluída no regulamento proposto é o pagamento pela Câmara Municipal da inscrição dos atletas nas associações distritais.

Segundo Alberto Costa, “trata-se de um documento que, em termos gerais, tem por base três eixos de intervenção: o apoio à prática desportiva regular federada e concelhia, o apoio à construção e requalificação de instalações desportivas, bem como à aquisição de material desportivo e de viaturas, e o apoio à organização de eventos e competições desportivas”.

O autarca destacou que “as reuniões de hoje tiveram como objetivo não só dar a conhecer aos principais interessados a proposta de regulamento, mas sobretudo recolher o seu contributo para a elaboração do documento final que será votado em reunião de Câmara e, posteriormente, na Assembleia Municipal”.

“Em conformidade com o estatuto de Santo Tirso como Município Amigo do Desporto, acredito e pretendo que o Regulamento Municipal do Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo seja um documento justo, participado por todos os interessados e, acima de tudo, decisivo para o aumento da qualidade da oferta desportiva no concelho”, concluiu.

Partilhar
ColorAdd Icone