Alameda da Ponte com obras para resolver problema dos passeios

20 Junho 2016

CÂMARA DE SANTO TIRSO ESTÁ A REQUALIFICAR O PISO EM MAU ESTADO

A Câmara Municipal de Santo Tirso decidiu avançar com a requalificação dos passeios da Alameda da Ponte, assumindo a obra, apesar desta via ser da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (antiga Estradas de Portugal). A intervenção visa requalificar o piso irregular e em mau estado, provocado pelo crescimento das raízes árvores aí existentes.

É um problema com vários anos e que a Câmara Municipal de Santo Tirso tem tentado resolver, dialogando com a Infraestruturas de Portugal uma solução para a Avenida da Alameda, dado tratar-se uma estrada nacional, na qual não compete ao Município intervir.

Enquanto a Infraestruturas de Portugal não avança, a Câmara de Santo Tirso encontrou uma solução para reduzir os problemas causados aos peões. A beneficiação da Alameda da Ponte surge, assim, devido ao mau estado dos passeios, que apresentam irregularidades, justificadas pelo crescimento das raízes árvores existentes. Estas espécies estão classificadas pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas como “interesse público”.

Num investimento que ronda os 32 mil euros, a obra prevê a eliminação do passeio existente no lado direito da faixa de rodagem (sentido Santo Tirso/Vila Nova de Famalicão), na zona onde se apresenta mais degradado, com alargamento da zona ajardinada até ao limite da faixa de rodagem, fazendo-se a circulação pedonal pelo caminho em saibro já existente.

Este caminho alternativo irá aumentar o percurso em apenas 20 metros, e inicia-se, neste mesmo sentido, junto da passadeira, terminando junto do acesso ao rio Ave. Na restante área do passeio, de ambos os lados, será feito o levantamento e reposição do lajeado de granito, de forma garantir uma uniformidade do pavimento.

A conclusão das obras está prevista para o final do mês.