A 'Cidade da Guitarra' ganha corpo com Santo Tirso como cenário sonoro

27 Fevereiro 2023

DOCUMENTÁRIO DO REALIZADOR E MÚSICO JOAQUIM PAVÃO ESTREIA EM OUTUBRO,
NO REGRESSO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE GUITARRA

O Museu Municipal Abade Pedrosa foi palco da gravação de uma parte do filme documental “A Cidade da Guitarra”, que o realizador e músico Joaquim Pavão está a produzir para estrear na edição que irá marcar o regresso do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, no próximo mês de outubro.

Tendo como cenário a máquina urdideira e a esquinadeira, de meados do século XX, que remetem os visitantes para a tradição têxtil do concelho, Joaquim Pavão rodou o guitarrista André Madeira a interpretar a peça musical intitulada “Santo Tirso”, composta por Roland Dyens, mestre da guitarra e compositor clássico francês falecido em 2016.

Trata-se de um tema encomendado para uma das primeiras edições do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso e escrito por Roland Dyens entre outubro e novembro de 1996. Segundo André Madeira, “é uma obra melancólica, dramática, onde facilmente se reconhece a presença das características da música do autor”.

O guitarrista português, natural de Águeda, aceitou o convite de Joaquim Pavão para interpretar “Santo Tirso” no filme que o realizador está a produzir, emprestando-lhe o seu cunho pessoal, embora respeitando o que está na partitura.

“É uma peça que dá muito espaço para mexer com o tempo, permitindo uma exploração tímbrica da guitarra, que é o que caracteriza este instrumento”, explica. “Pessoalmente, tento dar o que a peça me pede e, ao mesmo tempo, procuro, na minha interpretação, marcar bastante as partes rítmicas, para que haja um contraste grande com a parte mais lenta da peça”, acrescenta.

“A Cidade da Guitarra” é um documentário que conta com o apoio do Município de Santo Tirso e cujo primeiro excerto foi exibido em novembro passado, aquando da apresentação da edição que, em outubro próximo, marcará o regresso do Festival Internacional de Guitarra, com um novo conceito, mas que pretende respeitar a sua identidade.

O histórico festival realiza-se de 18 a 22 de outubro, na Fábrica de Santo Thyrso, com um programa subordinado ao tema "Retornos”. Para além de cinco concertos, irá incluir a vertente formativa, com a realização de masterclasses e oficinas, bem como a exploração de outras linguagens artísticas, com destaque para o cinema.