Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

'60% do compromisso eleitoral está concretizado'

15 Outubro 2015

PRESIDENTE DA CÂMARA DE SANTO TIRSO, JOAQUIM COUTO, NO BALANÇO
DE DOIS ANOS DE MANDATO

Dois anos após a tomada de posse, 60 por cento das 100 medidas vertidas no compromisso eleitoral estão cumpridas. A garantia foi dada esta quinta-feira pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, adiantando, ainda, que “26 por cento das medidas estão em curso e 14 por cento serão implementadas nos próximos dois anos”.

Numa conferência de imprensa que decorreu na Biblioteca Municipal, Joaquim Couto mostrou-se satisfeito com a taxa de execução do programa que apresentou nas eleições de 2013: “Graças à experiência política e ao facto de conhecermos muito bem o concelho, conseguimos, rapidamente, implementar um conjunto de medidas importantes para a população de Santo Tirso”.

“Temos apostado numa gestão rigorosa, de grande preocupação com a coesão social e sempre em diálogo com as pessoas, as instituições e associações do Município”, enalteceu o autarca de Santo Tirso.

Com a presença de todos os vereadores com pelouros do executivo camarário, o presidente enumerou algumas das principais medidas implementadas ao longo dos últimos dois anos, com a coesão social a ocupar o primeiro lugar das prioridades. A verdade, referiu, “é que 67 por cento do orçamento municipal tem sido gasto com vários programas e medidas de apoio à população”.

A título de exemplo, Joaquim Couto recordou que o atual executivo duplicou o Subsídio Municipal ao Arrendamento, num investimento de 500 mil euros nos dois anos; implementou a comparticipação de vacinas para recém-nascidos; criou o Fundo Municipal de Emergência Social para as famílias em situação de dificuldades económicas e disponibilizou o serviço de Ação Social descentralizado, em todas as freguesias. Além disso, baixou os impostos, quer no que ao IMI diz respeito, quer no IRS.

VÁRIOS APOIOS NA EDUCAÇÃO

Já na área da Educação, foram também várias as medidas colocadas em prática pela Câmara de Santo Tirso. Entre elas, a criação de bolsa de estudos para os alunos do concelho que ingressem no Ensino Superior, permitindo apoiar a formação académica; o aumento dos escalões do cheque escolar, aumentando o número de famílias que usufruem do abono de família na compra dos livros do 1º ciclo; instituiu-se o fornecimento do lanche escolar a todos os alunos do 1º ciclo, a par da campanha da fruta escolar em curso. “É, certamente, uma forma de aliviar o esforço financeiro das famílias e, por outro lado, garantir que as crianças podem, pelo menos, ter refeições de qualidade na escola”, realçou o autarca, lembrando ainda a implementação do programa do Mimar, que abrange também a multideficiência, e foi distinguido em Portugal como um programa de boas práticas.

No Desporto, a Câmara Municipal lançou o Santo Tirso Ativo, um programa de desporto sénior, que leva a ginástica a todas as freguesias, de forma gratuita e realizou diversos eventos em parceria com instituições do concelho. Disso é exemplo o Rali de Santo Tirso, o Santo Tirso Ultra Trail ou o Santo Tirso Urban Race. “Recentemente, inaugurámos o Complexo Desportivo Municipal da Rabada, num investimento de 1,5 milhões de euros que disponibiliza campos de jogos de grande qualidade”, referiu.

Nos últimos dois anos, e na área da Juventude, a Câmara Municipal de Santo Tirso conseguiu lançar o Orçamento Participativo Jovem, cuja segunda edição se encontra a decorrer, bem como formar o Conselho Municipal da Juventude.

A nível cultural, Santo Tirso tem-se, também, destacado pelas iniciativas inovadoras que tem conseguido implementar no concelho, “com um programa diversificado, para diferentes faixas etárias e públicos”. “Encaramos a Cultura – reiterou Joaquim Couto – como um fator de dinamização económica do concelho e penso que o temos conseguido com eventos como o Mercado Nazareno, a Moda Tirso, o Santo Tirso Market, ou o Comércio Sai à Rua”.

OBRAS NO TERRENO

Exatamente no que diz respeito à dinamização da economia, pela primeira vez a Câmara Municipal lançou o Invest Santo Tirso – Gabinete de Apoio ao Investidor e implementou um programa de redução e/ou isenção de taxas para empresas já instaladas no concelho, para alargamento de unidades de produção, ou para novas empresas. O objetivo, como enfatizou Joaquim Couto “é fomentar a criação de postos de trabalho no Município”.

Em termos de obras, existem várias no terreno, como demonstrou o presidente da autarquia. A ampliação da rede de drenagem de águas residuais é uma delas. No ano passado, “conseguimos colocar em marcha um investimento de cerca de 3,8 milhões de euros e a construção de 43 quilómetros de tubagem e cerca de três mil ramais domiciliários”.

A decorrer estão também as obras de requalificação da Avenida Manuel Dias Machado, em Vila Nova do Campo, a construção da sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, a requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa, e várias obras de melhoria de vias nas freguesias.

Por outro lado, o Mercado Municipal e o recinto da Feira estão integrados no Europan, um programa europeu, que visa criar um projeto de requalificação destes dois espaços.
Neste mandato, foram já inauguradas a Ponte de Caniços, a Quinta de Fora, a nova esquadra da PSP e a ligação de Paradela a Cense, em Vila das Aves.

BOA GESTÃO ORÇAMENTAL
Em jeito de resumo, Joaquim Couto mostrou-se, também, satisfeito com as contas da autarquia: “Apesar de todas as medidas que conseguimos lançar nestes dois anos de mandato, temos conseguido resultados orçamentais muito positivos”. No último balanço, explicou, “o endividamento da Câmara de Santo Tirso tinha baixado 9 por cento, nos primeiros sete meses de 2015. As contas evidenciavam, ainda, o aumento da poupança corrente que atingiu os 4,8 milhões de euros”. Trata-se de um resultado positivo que permite que a Câmara de Santo Tirso esteja cerca de 30 por cento abaixo da sua capacidade máxima de endividamento.

Além disso, acrescentou, “estamos em outubro e o orçamento e plano de 2015 tem um nível de execução perto dos 95 por cento. Isto não acontecia aqui nos últimos 40 anos".

Partilhar
ColorAdd Icone