VIII Ciclo de Jazz de Santo Tirso

23 Outubro 2015 a 31 Julho 2016

MAP
23 outubro 2015 | 21h30
Fábrica de Santo Thyrso (Nave Cultural)

Paulo Gomes (piano)
Miguel Moreira (guitarra)
Miguel Ângelo (contrabaixo)
Acácio Salero (bateria)

Paulo Gomes (piano)
Nos anos 80, Paulo Gomes estudou piano e harmonia na Escola de Jazz do Porto. Na mesma altura, fez o curso de composição no Conservatório de Música do Porto. Entre 2009 e 2011, fez um curso de Mestrado em Interpretação Artística – Piano Jazz, na Escola Superior de Música do Porto, tendo sido distinguido com uma bolsa. Na sua atividade de pianista e compositor, trabalhou e/ou gravou com músicos como Sheilla Jordan, David Murray, Herb Geller, Henry Lowther, Art Themen, Peter King e Jullian Arguelles, entre outros, mas também com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Sinfónica do Algarve. Em várias destas formações, escreveu e arranjou música original.

Miguel Moreira (guitarra)
Natural da cidade invicta, Miguel Moreira iniciou os estudos musicais de guitarra na Escola de Jazz do Porto e, posteriormente, na Academia de Música de Espinho em guitarra e percussão. Integrou grupos de música de câmara e orquestra, tendo participado em seminários com Georges Elie Octors, entre outros. Participou como músico convidado nos Drumming, e em vários projetos musicais com o percussionista Andres “Pancho” Tarabbia. Regressou ao estudo de guitarra elétrica com Serafim Lopes e Pedro Barreiros.

Miguel Ângelo (contrabaixo)
Começou a sua atividade musical na Tuna Musical de Fiães, onde frequentou aulas de formação musical, guitarra e, mais tarde, contrabaixo. A música rock constituiu, durante algum tempo, o seu campo de interesse artístico, mas foi o jazz que acabou por conquistar toda a sua atenção, concluindo em 2008 a sua licenciatura em Contrabaixo/Jazz na ESMAE. Tocou e gravou com diferentes músicos e formações de jazz nacionais e internacionais e, em 2013, apresenta-se como líder com disco Branco.

Acácio ‘Salero’ Cardoso (bateria)
Natural de Viana do Castelo, Acácio ‘Salero’ Cardoso ingressou aos 18 anos na Escola de Jazz do Porto na qual estudou com Mário Barreiros e onde mais tarde viria a lecionar. Foi membro fundador do Septeto de Jazz do Porto e da Orquestra de Jazz do Porto. No seu já longo e intenso percurso musical, teve a oportunidade de tocar com grandes músicos nacionais e internacionais, nos domínios do Blues e Jazz tradicional, mas também na música improvisada e do Jazz Contemporâneo. Apresentou-se em importantes salas de espetáculos, fora e dentro de portas, nas quais se apresentou com músicos como a pianista Carla Bley e os saxofonistas Mark Turner e Rich Perry.

BounceLab

27 novembro 2015 | 21h30
Centro Cultural de Vila das Aves

Dois planos são justapostos no quinteto BounceLab, liderado pelo guitarrista e compositor Mané Fernandes. Um de música improvisada, assente principalmente na tradição jazzística, e outro de groove / beat / transe / repetição, que reflete a música popular norte-americana do século XX, tradições mais antigas (música africana, afro-cubana, indonésia, indiana) e partes da música eletrónica contemporânea - hip-hop, drum‘n’bass, dubstep.

Mané Fernandes (guitarra, composição)
João Mortágua (saxofone alto)
Gonçalo Moreira (fender rhodes)
Filipe Louro (contrabaixo)