Santo Tirso recria Mercado Nazareno

18 a 21 Abril 2014

A Páscoa vai ser celebrada em Santo Tirso a rigor, com recriações históricas, demonstrações, música e combates entre soldados romanos. Uma viagem no tempo que promete surpreender com alguns dos momentos bíblicos mais marcantes da época pascal. A Praça 25 de Abril vai, entre 18 e 21 de abril, transformar-se num autêntico Mercado Nazareno.

O evento é inédito a nível nacional. Durante quatro dias, um grupo de atores, trajados a rigor, vai recriar os últimos momentos da vida de Cristo, dramatizando episódios como «O Julgamento», «A Última Caminhada», uma procissão pelas ruas da cidade, «A Crucificação», «Recolha do corpo de Cristo», «O Enterro» ou «Aparição de Jesus Cristo» e a «Mensagem dos Apóstolos» Pedro, João e Tomé.

Paralelamente às recriações históricas que vão realizar-se entre 18 e 21 de abril, o mercado terá ainda artesãos, mercadores, gastrónomos vestidos à época, com tendas próprias e decoração adequada; uma zona de diversão infantil, uma aldeia com dramatizações de peripécias bíblicas, exposição de animais ao vivo, como galinhas, uma porquinha, ovelhas, burrinhas, cabras, coelhos, entre outros, com vista a tornar o ambiente mais real, o que será, com toda a certeza, uma delícia para miúdos e graúdos; demonstração de velhos ofícios, um acampamento romano e ainda um calvário, com três cruzes.

A pensar, naturalmente, nos mais novos, haverá também os tão apreciados passeios de burro e os contadores de histórias, empenhados em despertar o interesse das crianças para as questões histórico-religiosas.

As recriações

O Mercado Nazareno abre, dia 18 de abril, sexta-feira, com quatro recriações históricas, a primeira das quais marcada para as 15h30, relacionada com «Os Milagres de Jesus Cristo», que circulará pelo espaço da Praça 25 de Abril, curando um cego e um leproso, entre outros. Hora e meia mais tarde, a partir das 17h00, terá lugar «O Julgamento», numa encenação que conta o episódio do julgamento feito por Pôncio Pilatos, célebre por ter lavado as mãos e dado a escolher ao povo entre Barrabás e Jesus.

Já a partir das 20h00, será tempo da «Última Caminhada», durante a qual Jesus, condenado e humildado, carrega a cruz, escoltado pelos implacáveis soldados romanos. Quando o relógio assinalar as 21h30, o filho de Maria, chegado ao calvário, será pregado na cruz, entre dois ladrões, com o povo a chorar o seu sofrimento.

No dia 19 de abril, sábado, o recinto do Mercado Nazareno abrirá portas pelas 10h00, brindando os visitantes com um ambiente típico da época, rico em cores, sons e aromas. A «Recolha de Jesus Cristo» acontecerá pelas 15h30, com os romanos a retirarem o corpo morto de Cristo da cruz, deixando-o ao cuidado das mulheres, que o embrulham em pano brancos, fazendo o pranto do luto. «O Enterro» está marcado para as 17h00, com Maria e os apóstolos a vigiarem a sepultura durante a noite.

As dramatizações dos momentos bíblicos continuarão dia 20 de abril, domingo de Páscoa, pelas 14h00, com a «Revelação do desaparecimento do corpo de Cristo». Mais tarde, quando se assinalarem as 20h30, debaixo de um forte nevoeiro e de uma luz, Jesus Cristo reaparecerá, para deixar uma última mensagem ao povo.

O dia de encerramento, a 21 de abril, segunda-feira, está reservado aos apóstolos Pedro, João e Tomé, que percorrerão o recinto do Mercado Nazareno em missão de evangelização, apregoando os ensinamentos que Jesus lhes incutira, num episódio que aposta na interação com o público.

18 ABRIL | SEXTA-FEIRA

15h00   Abertura do Mercado Nazareno

15h30   «Os milagres de Jesus Cristo»

Jesus Cristo percorre o recinto do evento e encontrar-se com um cego e um leproso, que cura. Os curados espalham o milagre pelo recinto