Orçamento Participativo Jovem

05 Outubro a 31 Dezembro 2018

O que é o OPJ?

O Orçamento Participativo Jovem é uma iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal de Santo Tirso que tem como objetivo a recolha de opiniões e contributos da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e expectativas. Assim, consegue-se uma maior contribuição para o aumento da transparência da atividade da Câmara Municipal e consequentemente se reforça a qualidade da democracia concelhia.

Quem pode participar e como pode fazê-lo?

Podem participar os jovens entre os 12 e os 30 anos (inclusive) residentes no município de Santo Tirso, ou recenseados e estudantes do concelho, ainda que não residentes. A proposta não poderá ultrapassar o montante anual definido pela Câmara Municipal para o OPJ, que em 2018 será de 120 mil euros.

Para poder apresentar a(s) sua(s) proposta(s), será necessário efetuar o registo nesta plataforma, criada para o efeito, www.opjst.cm-stirso.pt.

É apenas por esta via que as propostas terão que ser submetidas. Posteriormente serão analisadas pela Comissão Técnica de Apoio e Análise que, com o auxílio de uma matriz, avalia a viabilidade das propostas. Esta matriz está disponível para consulta na plataforma ("documentos"), criando assim maior transparência em todo o procedimento.

Todas as propostas que estejam de acordo com os requisitos estabelecidos no Regulamento e nas Normas de Participação serão apresentadas publicamente e submetidas a votação pelos jovens.

5 de outubro a 5 de novembro - Elaboração e submissão de propostas

6 de novembro a 5 de dezembro - Análise técnica e apresentação pública das propostas

6 de dezembro a 23 de dezembro - Votação on-line

Até 31 de dezembro - Apresentação dos resultados