II Fórum Educa

23 E 24 DE FEVEREIRO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S.MARTINHO

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES

Ação acreditada pelo CCPFC - Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua

Organização: Câmara Municipal de Santo Tirso; Agrupamento de Escolas de São Martinho do Campo; Centro de Formação Sebastião da Gama

Coordenação Científica e Pedagógica: Eusébio André Machado

Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Duração: 13 horas (Ação acreditada pelo CCPFCP)

Objetivos: promover a formação de professores e educadores através da análise e debate de temáticas relevantes para os projetos educativos do concelho; partilhar experiências e práticas que contribuam para a melhoria do serviço educativo.

PROGRAMA:

Sexta-feira, 23 fevereiro de 2018
Bloco 1 (16:00h-19:00h)

15:30h – Abertura
Graça Carneiro – Centro de Formação Sebastião da Gama
José Queijo Barbosa – Agrupamento de Escolas S. Martinho do Campo
Joaquim Couto – Presidente da Câmara de Santo Tirso

16:00h – Conferência 1
Educar para um futuro imprevisível
Eduardo Marçal Grilo (Presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro)
Moderadora: Paula Sinde (Diretora do Agrupamento de Escolas de Valongo)

17:30h – Mesa-Redonda 1
A Voz dos Alunos - Apresentação do Agrupamento S. Martinho do Campo pelos alunos
Moderadora: Ermelinda Silva (Agrupamento de Escolas de São Martinho)

Bloco 2 (21:30h-23:30h)
21:30h – Conferência 2
A Educação e a Escola – Educar como? Educar para quê?
Álvaro Laborinho Lúcio (Juiz Conselheiro)
Moderadora: Cláudia Soares (Diretora do Agrupamento de Escolas D. Dinis - Santo Tirso)
23:00h – Debate

Sábado, 24 de fevereiro de 2017
Bloco 3 (9:00h-12:30h)
Oficinas paralelas

Bloco 4 (14:00h-17:30h)
14:00h – Mesa-Redonda 2
Projetos das Escolas e Agrupamentos de Santo Tirso
Moderador: José Queijo Barbosa (Agrupamento de Escolas de S. Martinho do
Campo)

16:30h – Conferência 3
Avaliação das aprendizagens e sucesso escolar – perspetivas internacionais
Maria Assunção Flores (Universidade do Minho), Maria Palmira Alves (Universidade do Minho) e Eusébio André Machado (Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo)
Moderador (a confirmar): Fernando Almeida (Diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo)

17:30h - Debate

18:00h - Encerramento e apresentação do tema e do local do Fórum Educa 2019
Técnica Vocal / Colocação de Voz Ana Maria Seixas
Comunicar com assertividade Anabela Fernandes/Clara Alves
Comunicação, colaboração e avaliação através da
app Classroom da Google
Eusébio André Machado
Comunicação e Relações Interpessoais José Queijo Barbosa
Comunicar com segurança na INTERNET Luís Oliveira/Celso Fernandes
Colaborar à distância? Sim, obrigado! Maria Antónia Brandão/Marta
Pereira
Escrita Criativa Maria Conceição Amorim
Coaching para Docentes e Relação Positiva com os Alunos - Maria de Lurdes Neves
Mapas concetuais em contexto de sala de aula Rui Pimenta
Ambientes Educativos Inovadores - Uma Nova
Sala de Aula - Interatividade na Web - Virgínia Dias

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO:
a) Este evento encontra-se acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores como Curso de Formação com a duração de 13 horas.
b) O Fórum destina-se prioritariamente aos educadores, professores e formadores das Escolas e Agrupamentos do Concelho de Santo Tirso; como segunda prioridade, serão aceites os mesmos profissionais dos Agrupamentos de Valongo, cobrindo a área
geográfica do Centro de Formação Sebastião da Gama; por último e caso ainda haja vagas, poderão participar outros educadores, professores e formadores, até ao limite da capacidade do espaço.
c) Respeitando as prioridades da alínea anterior, as inscrições serão aceites por ordem de chegada, até ao limite de 250 participantes.
d) No caso das oficinas de formação, os participantes serão distribuídos apenas em função do critério da ordem chegada, sendo que a organização fará uma distribuição equitativa do total de participantes, de forma a garantir que todas as oficinas funcionem.
e) A inscrição pode ser feita em duas modalidades: com estatuto de formando na ação de formação acreditada (opção possível para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário); sem estatuto de formando na ação de formação
acreditada.
f) No caso de optar pela modalidade "com estatuto de formando na ação de formação acreditada", devem ser cumpridas as regras estabelecidas pela legislação em vigor e pelo Regulamento Interno do Centro de Formação Sebastião da Gama, designadamente assistir a, pelo menos, 2/3 do total de horas (9 horas) e entregar um relatório escrito e individual nos termos a definir pelo Centro de Formação Sebastião da Gama.
Nota: - o modelo de Relatório será disponibilizado na página eletrónica do CFAE Sebastião da Gama (http://cfaesg.org/index.php/inicio) e, depois de preenchido, deverá ser enviado, em formato pdf, até ao dia 31 de março, para o seguinte endereço de correio eletrónico: forum.educa.cfae@gmail.com .