Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

II Encontro de Coros Santa Cecília

24 Novembro 2018
Cmst nail ii enc c sta cecilia 1 980 2500

Programa

Grupo Coral Santa Cecília - Vila do Conde
24Nov | 20h30 
Centro Cultural Municipal de Vila das Aves 

REPORTÓRIO

"O amor a portugal"
Soneto de Florbela Espanca, música de Teresa Silva Carvalho, arranjo coral de Luiz Filipe Marques

"Amar"
Soneto de Florbela Espanca, música de Teresa Silva Carvalho, arranjo coral de Luiz Filipe Marques

"Um passeio pela aldeia"
Letra e música de António Marta

"O moinho da Levada"
Poema de Ventura do Paço, música de António Marta, arranjo coral de Luiz Filipe Marques

"Romagem à Lapa"
Poema de Leonel Neves, música de Luís Goes, arranjo coral de Augusto Mesquita


O Coro de Santa Cecília de Vila do Conde é apoiado e integrado na Associação "Vertente Cultural". Fundado em 2011, é dirigido pelo Maestro e barítono Luiz Filipe Marques.
A atividade deste grupo alimenta-se de um repertório eclético, que inclui todas as épocas: desde o canto gregoriano à polifonia do Renascimento com Palestrina, passando por compositores contemporâneos como Perosi, Bartolucci, Rutter e Jusid. Como portugueses passa por António Marta, Manuel Faria, Ruy Coelho e David Oliveira.
Nos coros de Ópera, que também aborda, o destaque vai para compositores como Verdi, Puccini, Donizetti, Bellini e Mascagni.
De entre várias participações, salienta-se a tournée de concertos de orquestra com a Oratória de Lorenzo Perosi - "Paixão de Cristo segundo S. Marcos"; o "Circular - Festival de Artes Performativas"; concertos na "Noite de Ópera", com coros de Ópera famosos, de zarzuela e napolitanas.
Outra participação de relevo foi a Missa-Concerto em Roma, na Basílica Vaticana - Altar da Cátedra, onde, por convite da "Fondazione Domenico Bartolucci", participou nas homenagens ao mesmo Compositor, Maestro e Cardeal, com motivo do centenário do seu nascimento.
Destaque ainda para as "XVIII Jornadas de Canto Gregoriano", Ávila – Espanha, com um concerto de repertório gregoriano alternado com polifonia.

 

Grupo Coral Santa Cecília - Calvão 
24Nov | 21h00
Centro Cultural Municipal de Vila das Aves

REPORTÓRIO

“Cantares”- Popular
Arranjo Desconhecido

“Videirinha”- Popular
Arranjo Alberto Gomes

“Cantigas de Maio”
José Afonso, arranjo Eurico Carrapatoso

“Rosa Amarela”
Hector Villa-Lobos

“Olhó Rojão” – Popular do Brasil 
Arranjo Paulo Lourenço

“O bom velhinho” – Popular de Natal brasileira
Arranjo Alexandre Zilahi

A data da fundação do Grupo Coral Santa Cecília de Calvão, remonta ao ano de em 1926. Contudo, nas décadas de 1960 a 1980, o grupo quase se extinguiu. Renasce em 1980 pelas mãos de antigos membros.
Em 1989 surge oficialmente, o Grupo Coral Santa Cecília de Calvão quando decide aliar o canto profano ao religioso.
Atualmente o grupo conta com cerca de 30 elementos e conta com atuações no país e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e França.
Em 2016 participou em atuações, na Igreja da Penha, em Guimarães, e no Convento de S. Francisco. Mais recentemente participou no XXXIII Festival Galaico Português de Polifonia e Canto Coral, realizado em Carballiño, Ourense.
Em 2017 organizou o I encontro de Coros Santa Cecília.

 

Grupo Coral Litúrgico Santa Cecília - S. Martinho do Campo
24Nov | 21h30
Centro Cultural Municipal de Vila das Aves

REPORTÓRIO

“Meu amor é marinheiro”
Manuel Alegre

“Este Linho”
Popular do Minho, arranjo A. Oliveira

“Trai –Trai”
Manuel Faria

“Vir Feirar”
Manuel Faria

“Siyahamba”
Anónimo

O Grupo Coral Litúrgico Santa Cecília, pertence à Paróquia de S. Martinho do Campo. Fundado em 1987 é atualmente constituído por cerca de 45 elementos e conta com a direção artística da Maestrina Maria Elisa Gonçalves.
Em 2012 o grupo foi homenageado com o prémio de Reconhecimento e Mérito, pela Junta de Freguesia de S. Martinho do Campo, por forma a assinalar as Bodas de Prata.
Em 2016 participou no Festival Internacional da Beira Interior no Fundão, organizado pela Meeting Music & Beira Interior, obtendo como classificação um Diploma de Prata.
Em 2017 participou no Festival Internacional de Coros de Verão no CCB em Lisboa, organizado por EGEAC & SOURCEWERKZ, conquistando um Diploma de Bronze II na categoria de Música Sacra e um diploma de Bronze VIII na categoria de Música Popular. Nesse mesmo ano participou no I Encontro de Grupos Corais Santa Cecília em Calvão, Aveiro.

 

público geral

entrada gratuíta (sujeita à lotação da sala)

Partilhar
ColorAdd Icone