II Encontro de Coros Santa Cecília

Grupo Coral Santa Cecília - Vila do Conde
24Nov | 20h30

"O amor a portugal"
Soneto de Florbela Espanca, música de Teresa Silva Carvalho, arranjo coral de Luiz Filipe Marques

"Amar"

"Um passeio pela aldeia"
Letra e música de António Marta

"O moinho da Levada"
Poema de Ventura do Paço, música de António Marta, arranjo coral de Luiz Filipe Marques

"Romagem à Lapa"
Poema de Leonel Neves, música de Luís Goes, arranjo coral de Augusto Mesquita

O Coro de Santa Cecília de Vila do Conde é apoiado e integrado na Associação "Vertente Cultural". Fundado em 2011, é dirigido pelo Maestro e barítono Luiz Filipe Marques.
A atividade deste grupo alimenta-se de um repertório eclético, que inclui todas as épocas: desde o canto gregoriano à polifonia do Renascimento com Palestrina, passando por compositores contemporâneos como Perosi, Bartolucci, Rutter e Jusid. Como portugueses passa por António Marta, Manuel Faria, Ruy Coelho e David Oliveira.
Nos coros de Ópera, que também aborda, o destaque vai para compositores como Verdi, Puccini, Donizetti, Bellini e Mascagni.
De entre várias participações, salienta-se a tournée de concertos de orquestra com a Oratória de Lorenzo Perosi - "Paixão de Cristo segundo S. Marcos"; o "Circular - Festival de Artes Performativas"; concertos na "Noite de Ópera", com coros de Ópera famosos, de zarzuela e napolitanas.
Outra participação de relevo foi a Missa-Concerto em Roma, na Basílica Vaticana - Altar da Cátedra, onde, por convite da "Fondazione Domenico Bartolucci", participou nas homenagens ao mesmo Compositor, Maestro e Cardeal, com motivo do centenário do seu nascimento.
Destaque ainda para as "XVIII Jornadas de Canto Gregoriano", Ávila – Espanha, com um concerto de repertório gregoriano alternado com polifonia.

Grupo Coral Santa Cecília - Calvão
24Nov | 21h00

“Cantares”- Popular
Arranjo Desconhecido

“Videirinha”- Popular
Arranjo Alberto Gomes

“Cantigas de Maio”
José Afonso, arranjo Eurico Carrapatoso

“Rosa Amarela”
Hector Villa-Lobos

“Olhó Rojão” – Popular do Brasil
Arranjo Paulo Lourenço

“O bom velhinho” – Popular de Natal brasileira
Arranjo Alexandre Zilahi

A data da fundação do Grupo Coral Santa Cecília de Calvão, remonta ao ano de em 1926. Contudo, nas décadas de 1960 a 1980, o grupo quase se extinguiu. Renasce em 1980 pelas mãos de antigos membros.
Em 1989 surge oficialmente, o Grupo Coral Santa Cecília de Calvão quando decide aliar o canto profano ao religioso.
Atualmente o grupo conta com cerca de 30 elementos e conta com atuações no país e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e França.
Em 2016 participou em atuações, na Igreja da Penha, em Guimarães, e no Convento de S. Francisco. Mais recentemente participou no XXXIII Festival Galaico Português de Polifonia e Canto Coral, realizado em Carballiño, Ourense.
Em 2017 organizou o I encontro de Coros Santa Cecília.

Grupo Coral Litúrgico Santa Cecília - S. Martinho do Campo
24Nov | 21h30

“Meu amor é marinheiro”
Manuel Alegre

“Este Linho”
Popular do Minho, arranjo A. Oliveira

“Trai –Trai”
Manuel Faria

“Vir Feirar”
Manuel Faria

“Siyahamba”
Anónimo

O Grupo Coral Litúrgico Santa Cecília, pertence à Paróquia de S. Martinho do Campo. Fundado em 1987 é atualmente constituído por cerca de 45 elementos e conta com a direção artística da Maestrina Maria Elisa Gonçalves.
Em 2012 o grupo foi homenageado com o prémio de Reconhecimento e Mérito, pela Junta de Freguesia de S. Martinho do Campo, por forma a assinalar as Bodas de Prata.
Em 2016 participou no Festival Internacional da Beira Interior no Fundão, organizado pela Meeting Music & Beira Interior, obtendo como classificação um Diploma de Prata.
Em 2017 participou no Festival Internacional de Coros de Verão no CCB em Lisboa, organizado por EGEAC & SOURCEWERKZ, conquistando um Diploma de Bronze II na categoria de Música Sacra e um diploma de Bronze VIII na categoria de Música Popular. Nesse mesmo ano participou no I Encontro de Grupos Corais Santa Cecília em Calvão, Aveiro.

público geral

entrada gratuíta (sujeita à lotação da sala)