EXPOSIÇÃO
A Natureza em Movimento
“A Natureza em Movimento” é a primeira exposição individual de Alberto Carneiro (1937-2017) no Museu Internacional de Escultura Contemporânea. A exposição tem por base o espólio artístico de Alberto Carneiro pertencente a Catarina Rosendo que se encontra em depósito no Município de Santo Tirso e apresenta um conjunto de obras que cobre a quase totalidade das mais de cinco décadas de trabalho deste artista incontornável na arte portuguesa dos séculos XX-XXI. As obras seleccionadas, de entre as quais algumas das mais icónicas do seu percurso, possibilitam uma visão panorâmica que realça a importância do desenho e da fotografia na produção artística de Alberto Carneiro, a par da escultura e da instalação.
A variedade dos meios usados pelo artista ao longo dos anos auxiliou um universo temático e visual assente na paisagem e na relação do corpo com a natureza, situação que a presente exposição explora, nomeadamente através dos motivos vegetalistas e abstractos que definem a escultura e os desenhos dos primeiros anos, das performances realizadas em ambientes paisagísticos e rurais que deram origem às séries fotográficas dos anos 1970, da busca dos fluxos vitais das matérias naturais que caracteriza as esculturas dos anos 1990-2010 e da prospecção imaginária de um corpo em íntimo habitar da terra que está presente em toda a sua produção gráfica.
Autor de uma obra que combinou, como poucas, a exploração das formas visuais com uma indagação filosófica sobre a paisagem, a natureza e os modos de relação dos humanos com o mundo, Alberto Carneiro está desde há muito ligado ao Município de Santo Tirso. É da sua responsabilidade a criação dos Simpósios Internacionais de Escultura Contemporânea que deram origem ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea, onde a exposição “A Natureza em Movimento” decorre. A exposição tem curadoria de Catarina Rosendo e conta com a publicação de uma monografia com ensaios dos artistas Isabel Carvalho e Rui Chafes.