DIVERSOS

PROGRAMA
22 de abril (Sábado)
Teatro para infância e famílias
Telefonia de Abril - Canções e Poemas de Abril
Biblioteca Municipal de Santo Tirso
11h00 e 14h30
M/6
A revolução anda na rua! A fugir de um lápis azul vai a vontade de liberdade, a escapar à saudade uma carta do Ultramar, a tapar uma espingarda um cravo, a matar a curiosidade um ouvido na telefonia e a canção que marchava e anunciava um novo dia. Diz-se que era dura a dita dita dura, mas a contadora desta história não a viveu, é filha da revolução e não a sentiu na pele. Para contar o 25 de Abril andou a recolher memórias aqui e ali, sons, cartas, poemas, canções e depoimentos que agora junta para conhecer e passar testemunho do como e do porquê da revolução em tons de vermelho.
24 de abril (segunda-feira)
Tertúlia de Abril
Com: João Paulo Diniz | Aurélio Carlos | Augusto Lemos
Moderador: Luís Costa
Biblioteca Municipal de Santo Tirso
21h30
Entrada Gratuita
Uma conversa entre convidados improváveis, mas que, de alguma forma, viveram a Revolução, os tempos da ditadura, a guerra, a censura.
João Paulo Diniz
Ficou na história do 25 de Abril ao ser o locutor que lançou, na Rádio Peninsular, via Emissores Associados de Lisboa, a primeira senha para o desencadear da operação militar do 25 de Abril, seguida da canção “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho. Tinha, então, 25 anos e tornou-se depois numa das maiores referências do jornalismo em Portugal, com um percurso profissional que o levou à Rádio das Forças Armadas (Guiné-Bissau), Rádio Clube Português, BBC (Londres), Antena 1, Rádio Comercial e Rádio Alfa (Paris).
Aurélio Carlos
Com uma carreira de 67 anos, é o locutor de rádio há mais tempo no ativo e uma das personalidades mais emblemáticas da rádio portuguesa. Viveu a pressão da censura, contando vários episódios ocorridos com a PIDE, que lhe censurou, por exemplo, várias das canções que passava na rádio. Foi Aurélio Carlos Moreira quem lançou João Paulo Diniz, na Rádio Peninsular. Entrevistou grandes nomes da música, como Tina Turner, Stevie Wonder, Diana Ross e Yves Montand, entre outros, mantendo ainda hoje o programa de rádio “Paju”, que se tornou uma referência para várias gerações.
Augusto Lemos
Professor no ensino superior, fotógrafo e historiador, Augusto Lemos foi um dos oficiais milicianos que participou no 25 de Abril sob o comando direto de Salgueiro Maia. Natural do Porto, fez carreira como professor adjunto da Escola Superior de Educação. Paralelamente, dedica-se à fotografia, contabilizando inúmeras exposições individuais e coletivas. Possui, também, diversos projetos de curadoria. Participa regularmente em iniciativas alusivas ao 25 de Abril, onde partilha o seu testemunho sobre os momentos da Revolução sob o comando de Salgueiro Maia.
25 de abril (terça-feira)
Caminhada da Liberdade
Carvalhal de Valinhas
09h30/13h00
Sessão Solene Comemorativa do 49º Aniversário do 25 de Abril
Átrio da Câmara Municipal
11h00