Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

19 Novembro a 07 Dezembro 2018

No âmbito das comemorações do Dia  Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro,a Câmara Municipal, em parceria com a Rede Social de Santo Tirso, irá promover um conjunto de iniciativas por forma a sensibilização a população para esta temática.

Exposição de Rosário Pinheiro (Ilustradora)
23 Nov > 07 Dez
23Nov | 16h30 (inauguração)
Tribunal de Santo Tirso
público em geral | entrada gratuita

Rosário Pinheiro
(Designer/Ilustradora, Viseu)

"Uma menina não"

Uma menina não assobia, não anda sozinha na rua, não diz palavrões, não pode usar muita maquilhagem, não pode ser gorda, não pode ser muito magra, não pode abortar, não pode seduzir, não pode acusar, não pode falar alto, não pode gostar de outra menina, não pode ser mais inteligente, não pode impor-se, não pode.

O corpo não pertence à mulher, não sem cumprir certas regras.

Esta exposição ilustra as respostas dadas por meninas/mulheres portuguesas entre os 15 e os 60 anos, à pergunta: "O que já te disseram que não podias fazer, ou tinhas que fazer, só por seres menina/mulher?".

Respostas de hoje. Reflexos culturais das (des)igualdades de género.

Teatro - Femina (Aviscena)
23 Nov | 18h00
Auditório Eng.º Eurico de Melo
público em geral | entrada gratuita

O Grupo de Teatro AVISCENA promove um espetáculo que nasce da dramatização de poemas de autoria de poetisas portuguesas.
FEMINA retrata o dia-a-dia de um escritório, no qual, ser uma trabalhadora dedicada, não representa necessariamente reconhecimento e respeito.
Com esta produção, pretende-se representar a vida hodierna da mulher na sociedade atual.

Teatro de Improviso (Aviscena)
Debates em Sala de Aula
19Nov > 29Nov
Escolas do Concelho de Santo Tirso
público: ensino secundário

Sketches de teatro improvisados nos intervalos da manhã, com uma interação dos alunos. A atividade tem continuidade com discussão do tema em contexto de sala de aula.