Concerto de Ano Novo

CONCERTO DE ANO NOVO
13 DE JANEIRO, 21H30
BIBLIOTECA MUNICIPAL

Obras de Bach, Couperin, Lopes Graça e Fernando Lapa integram o espetáculo de boas vindas a 2017, numa noite de música erudita inspirada na música do povo. O Concerto de Ano Novo conta com as interpretações do Ensemble de Violoncelos de Santa Cristina, sob direção musical de David Cruz e com Daniel Grosgurin como solista.

Natural de Genebra, Daniel Grosgurin dividiu os seus estudos musicais entre o Conservatório de Música da sua cidade natal e a Universidade de Indiana (EUA) onde estudou com o violoncelista Janos Starker. Após o seu regresso à Europa, estudou a título privado com Pierre Fournier.

Nomeado como professor na Musikhochschule de Manheim, onde esteve durante 12 anos, Grosgurin iniciou uma importante carreira performativa e pedagógica. Regressou depois a Genebra, onde foi nomeado professor na Haute École de Musique, aí permanecendo por 25 anos. Junto com a sua esposa, Ferhan Grosgurin (também violoncelista), desenvolveu um sistema de ensino que procura desde então partilhar com violoncelistas de todo o mundo, e fundou o ensemble Solistas de Genève, realizando turnês por vários países europeus. O seu interesse por outras áreas artísticas levou-o à criação do projeto “OVATIONS”, o qual explora a maneira como atores, bailarinos e atletas treinam e atuam, assim como as relações entre as estruturas da linguagem e da música.

Atualmente, Daniel Grosgurin é professor na Schola Cantorum de Paris, e orientará uma masterclass de violoncelo e um curso de pedagogia no Centro Internacional de Música de Santa Cristina, entre 13 e 16 de janeiro.

Por sua vez, David Cruz licenciou-se em 2002 pela Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do violoncelista Paulo Gaio Lima. Prossegue os seus estudos musicais na Universidade de Indiana (EUA) tendo lecionado na String Academy, da mesma universidade, como assistente da violoncelista Susan Moses.

De 2005 a 2009, foi professor na Escola Profissional de Música de Mirandela, no Instituto Piaget de Mirandela e na Universidade do Minho. Foi primeiro violoncelo de agrupamentos como a Orquestra de Câmara do Minho e a Camerata Musical da Guarda. São-lhe dedicadas várias obras, entre as quais “Passo Cruzado”, do compositor polaco Igor Iwanek, e “Circumloquios Enrevesados”, do mexicano Alejandro Castillo.

Em 2014, terminou o doutoramento em música na Boston University, sob a direção dos violoncelistas Michael Reynolds e George Neikrug. Como tese, realiza um estudo analítico sobre as obras para violoncelo do compositor português Fernando Lopes Graça.

Atua regularmente a solo e em grupos de música de câmara na Europa e Estados Unidos. É atualmente professor de violoncelo e música de câmara na Universidade de Aveiro, diretor musical do Centro Internacional de Música de Santa Cristina e primeiro violoncelo da orquestra Camerata Medina. Tendo a pedagogia instrumental como uma das suas principais paixões, tem-se dedicado ao ensino instrumental, tendo como principais inspirações as escolas de ensino de Janos Starker e Demetrius Dounis.

A entrada para o Concerto de Ano Novo é gratuita.