Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

3º Aniversário Museu Internacional de Escultura Contemporânea

18 a 20 Maio 2019
Cmst 3aniv site thumbnail 1 980 2500

18 maio | Apresentação das Atas Conferência Internacional de Arte Pública (23 e 24 de outubro de 2015)
MIEC | 15h00 

A partir de uma proposta da Câmara Municipal de Santo Tirso, o Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, organizou a conferência internacional “Arte Pública: Lugar, Contexto, Participação”, que decorreu nos dias 23 e 24 de outubro de 2015, na Fábrica Santo Thyrso. A conferência articulou-se com uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas desde 1991 pelos Simpósios Internacionais de Escultura de Santo Tirso.

Lançamento das atas do encontro científico conduzido pelos coordenadores do encontro – Margarida Brito Alves, Bernardo Pinto de Almeida e Catarina Rosendo.

Apresentação das Atas por Laura Castro e Gabriela Vaz Pinheiro.

18 maio - 08 setembro | Exposição Fernando Casás - Depois de Marte

O artista plástico Fernando Casás é considerado um dos precursores dos movimentos de Arte & Natureza. De origem galega, passou grande parte da sua vida no Brasil onde, desde os anos sessenta, desenvolveu uma obra muitas vezes efêmera e sempre vinculada à passagem do tempo pela natureza. De recorte conceptual a sua obra apresenta-se como um constante diálogo com a Natureza.

Depois de Marte reflete a faceta mais intimista e minimalista das suas intervenções na natureza, resultante da acumulação de materiais que forçou o artista a procurar uma elaboração mais depurada e conceptual na qual, tanto os materiais como a linguagem usados não são definitórios, mas expressivos dos diferentes conceitos presentes na sua obra.

Inauguração: 18 maio, pelas 19h30 

19 maio | Atividades Lúdico-Pedagógicas 
MIEC | 09H00 > 18H00

Oficina de Arqueologia. Por um fio
Nesta oficina, as crianças são convidadas a tornarem-se pequenos artesãos e construírem as suas próprias cestas que poderão levar para casa e guardar os seus pequenos tesouros.

Oficina de Arqueologia. Imperador por um dia
Nesta oficina as crianças vão poder criar as suas próprias coroas de louros e tornar-se pequenos imperadores por um dia.

Oficina de Escultura. ½ Escultura
Durante este dia, os nossos pequenos escultores poderão, com a ajuda dos pais, descobrir a possibilidade de construir uma escultura com materiais diferentes do habitual e que certamente dará asas à sua imaginação.

19 maio | Concerto - Wim Mertens
Largo Abade Pedrosa | 21H30

Wim Mertens é uma das principais “vozes” do piano contemporâneo. Um compositor que sempre soube explorar a melodia e o silêncio. That Which is Not — oferece uma chave para a sua obra. O “no” e o “not” têm sido constantes nos seus títulos — como, por exemplo, a Casting no Shadow, Essence of the (k)not, No plans, no projects, No testament, Not at home, Not me, The paths not taken — que devem ser entendidos não como alguma expressão de negatividade, mas como a abertura de possibilidades, de novas perspetivas.

19 e 20 maio | Espetáculo de teatro infantil. O Baile das Coisas Importantes
MIEC | domingo 15H00 / segunda 10H00

Dinamização: ACE TEATRO DO BOLHÃO

Informação adicional:

Entrada e participação gratuita


miec.cm-stirso.pt
museus@cm-stirso.pt
(+351)252830410
Avenida Unisco Godiniz, 100, 4780-366 Santo Tirso

Partilhar
ColorAdd Icone