Vacinas gratuitas da Câmara alargadas a todos os recém-nascidos em Santo Tirso

21 Fevereiro 2017

PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE ENGLOBA AINDA CONSULTAS DE SAÚDE ORAL E COMPARTICIPAÇÃO EM ÓCULOS

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai alargar a atribuição das vacinas Rotarix ou Rotateq a todas as crianças com menos de dois anos, nascidas no concelho. A medida foi anunciada na passada terça-feira, 21 de fevereiro, pelo presidente da autarquia, Joaquim Couto, na apresentação do Plano Municipal de Saúde de Santo Tirso que envolve 85 instituições públicas e privadas.

Depois de em 2015 a Câmara Municipal de Santo Tirso ter criado uma medida que apoiava as famílias com mais baixos rendimentos do concelho na aquisição de vacinas não contempladas no Plano Nacional de Vacinação, este ano a autarquia avança com a generalização da medida.

“São vacinas que podem custar até 300 euros. Por isso, e porque são quase sempre recomendadas pelos pediatras, consideramos que poderíamos ir mais longe neste apoio às famílias de Santo Tirso e comparticipar as vacinas a 100 por cento, para todas as crianças até dois anos nascidas no concelho”, justificou Joaquim Couto.

Com esta medida, o número de crianças abrangidas pela vacinação passará dos 100 para os 500. “Trata-se de uma decisão que ajudará ainda mais as famílias do nosso concelho, dado o seu impacto social e na saúde pública”, enfatizou.

Mas esta não é a única novidade do Plano Municipal de Santo Tirso, apresentado esta quarta-feira no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, e que tem como objetivo, como explicou Joaquim Couto, “melhorar o sistema de saúde municipal, com uma forte dimensão social e ambiental”, agregando um conjunto de medidas das quais se destacam a saúde oral, a saúde visual, a saúde física e alimentar e a saúde mental.

No âmbito do Plano Municipal de Saúde, o Hospital de Santo Tirso irá ter, em breve, consultas de saúde oral, para as quais será encaminhada toda a população do concelho, dos mais novos aos mais velhos, identificados pelos serviços da ação social da autarquia. Os custos das consultas serão assegurados pela Câmara.

Já na saúde visual, o presidente da autarquia revelou que estão a ser negociadas com as óticas do concelho o estabelecimento de parcerias, com o objetivo de comparticiparem a atribuição de óculos a crianças. Segundo Joaquim Couto, foram realizados rastreios nas escolas do concelho e há casos em que se identificou a necessidade da utilização de óculos.

MAIS DE 80 PARCEIROS

O Plano Municipal de Saúde de Santo Tirso conta com 85 parceiros, entre instituições públicas e privadas, que vão desde juntas de freguesia, corporações de bombeiros, Santa Casa de Misericórdia, delegação da Cruz Vermelha, instituições particulares de solidariedade social, farmácias, clínicas de várias especialidades e óticas do concelho.

“Este plano é de todos e para todos", sublinhou Joaquim Couto, realçando que “a promoção da saúde só é possível através da cooperação dos diferentes recursos e parceiros”. Até porque o Plano de Saúde Municipal de Santo Tirso assenta na educação para a saúde, na prevenção e no tratamento.

O objetivo deste plano, continuou o autarca, “é otimizar recursos. A Câmara propõe-se a coordenar as várias ofertas, ações e iniciativas e junta todos os parceiros de saúde, sociais, ambientais e não só. A saúde não depende só dos hospitais e centros de saúde, mas é o ar que respiramos, aquilo que comemos, o meio ambiente onde vivemos, o exercício que fazemos, daí o envolvimento de todos, incluindo escolas e instituições", descreveu Joaquim Couto.

São ainda parceiros estratégicos deste plano o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Santo Tirso/Trofa, que elogiaram a iniciativa da Câmara Municipal. Segundo Ana Tato, diretora do ACES de Santo Tirso/Trofa, o "trabalho articulado com as instituições e com a comunidade” só pode ser valorizado, destacando a capacidade da autarquia em dar respostas aos problemas centrais do município na área da saúde.

Já António Barbosa, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, considerou que o Plano Municipal apresentado “é fundamental na promoção da saúde”.