'Mutter 81%' em exposição no Átrio da Câmara Municipal

17 Outubro 2016

EXPOSIÇÃO DE TOBIAS REHBERGER ESTARÁ ABERTA AO PÚBLICO ENTRE 21 DE OUTUBRO E 20 DE NOVEMBRO

De 21 de outubro a 20 de novembro, o átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso será palco da exposição “Mutter 81%”, do escultor alemão Tobias Rehberger. A exibição, que chega da Fundação de Serralves, faz parte de uma série de obras concebidas pelo autor como maquetas de arquitetura, feitas em diferentes escalas, com referência à arte, ao design e à arquitetura. A entrada é gratuita.

A arte de Tobias Rehberger chega a Santo Tirso, e estará exposta ao público no átrio da Câmara Municipal, entre 21 de outubro a 20 de novembro. “Mutter 81%” é a exposição em destaque, vinda da Fundação de Serralves, e parte de uma série de obras concebidas pelo escultor alemão como maquetas de arquitetura – casas (Mutter 53%, mostrada no Parque de Serralves em 2002), ou garagens (Mutter 93%) – feitas à escala indicada nos títulos. Trata-se de uma estrutura penetrável composta por duas partes: um elemento opaco e multicolorido feito de tecido e recipientes Tetra Pak, e um elemento transparente feito de acrílico azul.

Rehberger faz referência aos mundos da arte, do design, da arquitetura e do cinema enquanto elementos de um património coletivo que pode ser utilizado na construção de novas obras. O artista considera estas referências como filtros para as suas esculturas e ambientes construídos.

O impacto visual desta instalação deve-se não só ao espectro de cores, destinado a provocar o otimismo e bem-estar, mas também ao contraste entre os materiais e as suas texturas: opacidade e translucidez, rigidez e flexibilidade. O bloco geométrico que expõe o interior do espaço representa uma forma do espaço público, ao qual o artista anexou um abrigo flexível e quase orgânico, sensual e agradável ao toque e que protege os visitantes de olhares exteriores.

A intenção de Rehberger não é que os espectadores se percam em profundas reflexões acerca do conceito de obra de arte, mas que entrem na própria obra para se divertirem e relaxarem. Para o artista, deve existir uma libertação do objeto artístico e uma dissolução das fronteiras tradicionais entre o autor e o espectador.

A entrada para a exposição “Mutter 81%” é gratuita.