Mais de mil comemoraram o Dia dos Avós no Parque da Rabada

25 Julho 2016

INICIATIVA PROMOVIDA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO

Promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com o Café do Rio, a festa de comemoração do Dia dos Avós fez-se no dia 24 de julho, no Parque Urbano da Rabada. Música, animação e convívio não faltaram nesta reunião de família, que contou com a presença do presidente da Câmara, Joaquim Couto.

Animação e convívio marcaram a festa do Dia dos Avós no Parque Urbano da Rabada, promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com o Café do Rio. A iniciativa marcou a comemoração antecipada do Dia dos Avós, que se celebra a 26 de julho, e reuniu a família para uma missa campal, com a participação do coro de Santa Maria Madalena da Ordem dos Dominicanos, seguida de um piquenique.

A animar a festa estiveram o Grupo Etnográfico de Vila das Aves e “Cantares ao Desafio”, com Adília Arouca e Carlos Ribeiro. E na homenagem aos avós, houve ainda tempo para música de baile, com o DJ Tonny.

Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelo vereador da Coesão Social, José Pedro Machado, também marcou presença na iniciativa. “A festa correu muito bem. Estiveram aqui cerca de mil pessoas, que passaram um dia muito animado e de convívio. Esta atividade faz parte de um programa mais genérico da Câmara, de apoio e de estímulo à mente e corpo sãos, neste caso concreto da população mais velha. Os avós querem sempre transmitir aos netos os seus valores e conhecimentos, e hoje resolvemos homenageá-los”.

Destinado à população sénior, a autarquia vai disponibilizar um serviço que permite que os mais velhos comuniquem com os familiares que estão no estrangeiro, via Skype. O serviço, que poderá ser usado de forma programada, estará acessível no Espaço Internet, localizado na Central de Camionagem.

“É uma iniciativa que surgiu muito recentemente, e que vai permitir aos mais velhos, que não dominam as tecnologias, falar com os seus familiares no estrangeiro, através de uma aplicação televisiva. Muitos deles nem sequer imaginam que o podem fazer. É para nós muito importante a disponibilização deste serviço, que aproxima pessoas isoladas, ou que não têm hipótese de contactar familiares distantes de outra forma”, explicou o autarca.