Santo Tirso contribui para primeiro Orçamento Participativo Nacional

25 Julho 2016

GOVERNO CONVIDA CÂMARA A PARTICIPAR EM PROJETO-PILOTO NACIONAL

O Governo quer ouvir a Câmara de Santo Tirso sobre a experiência do Orçamento Participativo Jovem, implementado no Município desde 2014. O convite partiu da secretaria de Estado da Modernização Administrativa, tendo em vista o Orçamento Participativo Nacional. “É um convite que nos honra, porque surge graças aos resultados que temos vindo a alcançar”, congratulou-se o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

Depois do Governo ter anunciado, recentemente, que irá lançar o primeiro Orçamento Participativo a nível nacional, com uma dotação de três milhões de euros, a Câmara de Santo Tirso foi convidada a participar no desenho do projeto.

Para Joaquim Couto, trata-se de um passo muito importante na “aproximação das pessoas da política” e na “qualificação da Democracia”. Tal como em Santo Tirso, apontou, “também o Governo quer envolver e ouvir todos os parceiros e atores que fazem parte da comunidade, pode dar melhor resposta aos anseios da população”.

O projeto-piloto de abrangência nacional tem como objetivo dar voz aos cidadãos para que possam questionar o Governo ou a Administração Pública e "reforçar os laços de confiança entre eleitos e eleitores".

A primeira edição do Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso, criado pela primeira vez em 2014, contou com a apresentação de 21 propostas e a participação de 150 candidatos. Já a edição de 2016 bateu o recorde de participações, com a presença de mais de duas centenas de jovens de Santo Tirso nas assembleias participativas realizadas por todo o concelho.