Santo Tirso vai ter Plano Municipal de Saúde

23 Junho 2016

SAÚDE ORAL, DA VISÃO, ALIMENTAR E SAÚDE MENTAL SERÃO OS EIXOS PRIORITÁRIOS ESTRATÉGICOS

Pela primeira vez, Santo Tirso vai ter um Plano Municipal de Saúde. Pioneiro no concelho, o programa levado a cabo pela Câmara de Santo Tirso visa dar respostas complementares às que já existem no concelho, pondo em prática uma política municipal de saúde renovada.

Saúde oral, saúde da visão, saúde e educação física e alimentar, saúde ambiental e saúde mental serão os eixos prioritários estratégicos deste Plano Municipal de Saúde. A proposta de criação deste plano foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo da Câmara de Santo Tirso desta quinta-feira, e permitirá, em parceria com várias entidades de saúde locais, dar respostas de saúde complementares às já existentes no concelho.

Salientando a importância deste programa, o presidente da autarquia, Joaquim Couto, salientou que o plano vai ajudar a “definir uma política de saúde municipal mais concertada e complementar às já definidas por outras entidades oficiais”, pondo em prática “ações com vista à prevenção da doença e promoção da saúde”.

O Plano Municipal de Saúde de Santo Tirso, criado para o período entre 2016 e 2020, foi elaborado em parceria com um conjunto de entidades locais ligadas à área da Saúde e assistência social, nomeadamente o Centro Hospitalar do Médio Ave, o Agrupamento dos Centros de Saúde do Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa e a Segurança Social de Santo Tirso.

“Este Plano Municipal de Saúde é mais um esforço da autarquia em estabelecer parcerias, através do diálogo institucional, e de aproximar as decisões da Câmara das reais necessidade da população de Santo Tirso. Queremos ouvir os que estão no terreno, não apenas nas questões relacionadas com a Saúde, mas também na esfera da Coesão Social, da Educação, da Juventude ou do Desporto”, explicou o autarca.

Alinhado pelos planos nacionais e locais de saúde, o Município estará assim em melhores condições de criar e proporcionar respostas adequadas às necessidades de saúde da população do concelho.