Câmara aposta na segurança de proximidade

22 Setembro 2015

“A polícia mais próxima das pessoas”. Foi com esta frase que o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, justificou a decisão da autarquia em atribuir seis bicicletas à Guarda Nacional Republicana (GNR) e à Polícia de Segurança Pública (PSP). Um investimento do Município que ronda os oito mil euros e que permite, pela primeira vez, que Santo Tirso tenha vigilância da GNR e da PSP em duas rodas.

A cerimónia de entrega das bicicletas decorreu esta terça-feira, dia 22 de setembro. “Santo Tirso apresenta baixos níveis de criminalidade e existe um grande sentimento de segurança junto da população. Temos de continuar a ter esses índices e, neste contexto, nada melhor do que ter as forças de segurança cada vez mais próximas das pessoas”, realçou Joaquim Couto.

Segundo o autarca, esta é uma alternativa que “consegue, em alguns casos, dar uma resposta mais rápida”, em situações de perigo, “uma vez que facilita o patrulhamento”. Além do mais, acrescentou, “as bicicletas têm a vantagem de serem amigas do ambiente”.
Este tipo de patrulhamento permite maior facilidade de deslocamento em vias que não permitem o patrulhamento auto e com maior raio de alcance que o patrulhamento apeado.

De acordo com Miguel Mendes, comandante Metropolitano da PSP do Porto, esta será “uma nova forma de patrulhar”, sendo que as bicicletas “permitem aceder a alguns sítios, como as margens do rio ave e zonas e áreas pedonais”.

Por seu turno, Mariz Santos, comandante do Comando Territorial da GNR do Porto realçou que as bicicletas são “uma forma de as pessoas se sentirem mais seguras, sobretudo nos trilhos e nos parques desportivos”. “Não tenho a mínima dúvida de que os militares do destacamento de Santo Tirso veem neste gesto da Câmara Municipal um forte estímulo para aquilo que é a sua principal missão”.

Os protocolos têm a duração de cinco anos, renováveis.