Rali de Santo Tirso entra no campeonato de Ralis do Norte

18 Junho 2015

PROVA REALIZA-SE DIAS 3 E 4 DE JULHO E PASSA A CONTAR PARA O MASTER RALI SPRINT NORTE

O Rali de Santo Tirso 2015, promovido pela Câmara Municipal em parceria com o Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST), vai este ano contar para o campeonato Master Rali Sprint Norte.
Na sessão de apresentação que decorreu hoje no Pavilhão Municipal, o presidente da Câmara de Santo Tirso destacou a importância da prova para o concelho, não só do ponto de vista desportivo, mas ainda pelo potencial turístico, congratulando-se com o facto do Rali de Santo Tirso fazer agora parte de um campeonato. “Esta é uma prova muito importante para nós e muito nos orgulha que, no ano passado, quando o CAST retomou a organização, tenham sido criadas todas as condições para que a prova possa integrar agora o Master Rali Sprint Norte. Esperamos que este facto possa contribuir para o aumento do número de pilotos inscritos e também de público a assistir”, referiu.

Joaquim Couto destacou ainda que o Rali de Santo Tirso se insere num plano mais abrangente deste executivo, que tem em vista uma forte aposta no Desporto. “Graças ao trabalho desenvolvido, temos conseguido colocar Santo Tirso no mapa do desporto nacional. Isto é muito importante pelo lado desportivo, mas também pelo lado da dinamização da economia local.”
O piloto bicampeão mundial Armindo Araújo, que este ano volta a apadrinhar a prova, aproveitou a ocasião para “dar os parabéns à Câmara por continuar a apoiar o desporto motorizado”. Armindo Araújo apelou ainda a todos para “que cumpram as normas de segurança, de forma a que o Rali de Santo Tirso possa ser uma grande festa”.

Carlos Guimarães, presidente do CAST e diretor da prova, destacou o facto deste ano, por fazer parte do Master Rali Sprint Norte, “a prova ter ganho mais quilómetros e passar a ser mais interessante para os pilotos”. A nível de estrutura, o rali é composto por duas etapas e duas secções, com partida e chegada junto à Câmara Municipal de Santo Tirso. O rali vai ter uma extensão total de 102,89 km e conta com sete provas especiais de 35,09 km.

No primeiro dia, 3 de julho, há lugar para a super especial com 2,6 km, com início junto ao parque atrás da Câmara Municipal e chegada no Parque D. Maria II. Em termos de maior espetáculo, o destaque vai para a dupla abordagem na rotunda junto à Igreja Matriz, a passagem pela ponte do rio Ave com a volta a acontecer após o “salto” na ponte seca do comboio e com uma chicane junto ao Museu Municipal Abade Pedrosa.
A segunda, quarta e sexta Provas Especiais Classificativas (PEC) têm início na freguesia de Guimarei e chegada junto ao aeródromo de Vilar de Luz. Já a terceira, quinta e sétima PECs realizam-se em Refojos, terminando nas curvas da Abelha, com destaque ainda para o cruzamento do Mosteiro da Assunção ao km 3,3.

Mais uma vez, o centro operacional do Rali funcionará na Câmara Municipal, onde estará sedeado o secretariado da prova, a sala de reunião do colégio de comissários desportivos, sala de imprensa e o centro operacional do rali. A subida ao pódio está prevista acontecer pelas 16h35, do dia 4, junto à Camara Municipal.