Câmara beneficia fontes para diminuir perdas de água

22 Abril 2015

INTERVENÇÕES VÃO PERMITIR POUPAR 48 MIL EUROS ATÉ AO FINAL DO MANDATO

A Câmara Municipal de Santo Tirso está a promover obras de beneficiação em quatro fontes ornamentais do concelho. O objetivo é eliminar as perdas significativas de água detetadas, que irão permitir uma poupança na ordem dos 48 mil euros, até 2017. Para o presidente da autarquia, Joaquim Couto, “trata-se, não só, de uma questão de diminuir o valor médio do consumo de água, mas também de melhorar o impacto ambiental”.

As fontes ornamentais da Praça 25 de Abril, da Rotunda de Timor Lorosae, do Parque D. Maria II e do Largo Domingos Moreira estão a ser intervencionadas, pela Câmara Municipal de Santo Tirso. Os trabalhos incidem, essencialmente, na reparação das superfícies do pavimento e paredes das fontes (pastilha cerâmica, granito, etc.), preparação das superfícies com reparação de fissuras e lavagem com jato de pressão controlada e aplicação de membranas de proteção/impermeabilização.

O objetivo das obras prende-se essencialmente com fatores ambientais e económicos. “Os serviços constataram que existem perdas significativas de águas nestas fontes, atingindo mais de 50 metros cúbicos por mês”, explicou Joaquim Couto. Neste contexto, acrescentou, “consideramos ser importante, nomeadamente do ponto de vista ambiental, eliminar este problema”.
As intervenções já estão no terreno, esperando-se que as obras estejam concluídas até ao final do mês de maio. Um investimento da Câmara Municipal de Santo Tirso de 24 mil euros, mas que irá permitir poupar 48 mil euros, até ao final do mandato.