Santo Tirso promove-se na BTL

24 Fevereiro 2015

MUNICÍPIO PARTICIPA COM DEGUSTAÇÕES, PROVAS DE VINHOS E DINAMIZAÇÕES CULTURAIS

O Município de Santo Tirso vai marcar presença, pela segunda vez consecutiva, na BTL – Feira Internacional de Turismo. A participação na maior feira de turismo do país é vista pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, como essencial, e dá continuidade à estratégia de promoção do concelho que está a ser desenvolvida, desde a tomada de posse do atual executivo.

“Santo Tirso é um concelho com um vastíssimo património, não só a nível arquitetónico, onde há, nomeadamente, monumentos românicos únicos, mas também do ponto de vista gastronómico com doçaria de excelência, ou mesmo de natureza, com a deslumbrante paisagem natural do Vale do Leça. Para nós, é essencial darmos a conhecer, quer internamente, quer fora do país, o muito que o concelho tem de bom para oferecer. Tendo em conta que na BTL estamos a falar de um público estimado de 68 mil visitantes, a nossa presença na feira é fundamental”, explica Joaquim Couto.

A nível cultural, o presidente da Câmara destaca ainda a importância de divulgar a existência do único Museu Internacional de Escultura Contemporânea ao Ar Livre no país. “São cerca de 50 obras de escultura, pensadas especificamente para os diversos espaços urbanos de Santo Tirso”, realça.

A presença do Município de Santo Tirso na BTL será integrada no stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal, estando prevista para o dia de abertura da feira, 25 de fevereiro, a degustação de produtos tradicionais, nomeadamente o artesanal licor de Singeverga, e os muito afamados jesuítas e limonetes da doçaria tradicional.

Outro dos pontos altos do dia será a dramatização de recriações bíblicas daquela que é a grande aposta do Município para a Páscoa, o Mercado Nazareno.

Da restante programação, é ainda de realçar a promoção de dois operadores turísticos muito importantes para o concelho: as Termas das Caldas da Saúde e o Golfe do Vale Pisão. Já no dia 27, o destaque vai para os vinhos verdes, com a realização de provas, no espaço gourmet, por parte da Adega Cooperativa de Santo Tirso, Escola Agrícola Conde S. Bento, Quinta de Covas e Quinta de Gomariz.

A participação na BTL será ainda aproveitada para promover a XI Exposição de Camélias, que se realiza na Fábrica de Santo Thyrso no próximo fim de semana, de 27 fevereiro a 1 de março. A este propósito, serão dinamizados vários momentos de degustação de produtos associados às camélias.

De salientar que a vertente musical não ficará de fora, a presença na FIL servirá para fazer a apresentação do programa da XXII edição do Festival de Guitarra de Santo Tirso. A nível de atuações, o Município vai ser ainda responsável por levar ao auditório do Turismo do Porto e Norte de Portugal os Gaiteiros da Ponte Velha.