Obras da rede de saneamento em Santo Tirso já arrancaram

05 Novembro 2014

A Águas do Noroeste, S.A., ao abrigo da Parceria do Sistema de Águas da Região do Noroeste celebrada com a Câmara Municipal de Santo Tirso, vai iniciar, dia 3 de novembro, as obras de construção de redes de saneamento no Município de Santo Tirso.

A construção de cerca de 11 km de redes de saneamento na União das Freguesias de Lamelas e Guimarei e na União das Freguesias de Carreira e Refojos de Riba de Ave, foi adjudicada à empresa RC–Rodrigues & Camacho, Construções, S.A., pelo valor de €986.549,85, e terá um prazo de execução de 240 dias. Já a construção de cerca de 16 km de redes, igualmente na União das Freguesias de Lamelas e Guimarei e na União das Freguesias de Carreira e Refojos de Riba de Ave, foi adjudicada à empresa ABB–Alexandre Barbosa Borges, S.A., pelo valor de €1.419.955,87, com um prazo de execução de 240 dias.

A construção das empreitadas permitirá dotar as freguesias de Lamelas, Guimarei, Carreira e Refojos de Riba de Ave de redes de saneamento de águas residuais, a partir das quais os esgotos recolhidos serão encaminhados para tratamento adequado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) integrada no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Noroeste.

O Município de Santo Tirso, conjuntamente com os municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe e Trofa, celebrou um Contrato de Parceria para a exploração e a gestão dos serviços municipais de águas. Assim, foi constituído o Sistema de Águas da Região do Noroeste, cuja exploração e gestão foi atribuída à Águas do Noroeste, S.A.–empresa integrada no Setor Empresarial do Estado, pertencente ao grupo Águas de Portugal, com capitais exclusivamente públicos e da qual o Município de Santo Tirso é acionista, enquanto Entidade Gestora da Parceria.

A Parceria do Sistema de Águas da Região do Noroeste responde, assim, aos interesses dos munícipes de Santo Tirso, na medida em que cria as condições de dimensão e de organização necessárias à realização dos imprescindíveis investimentos de ampliação e de remodelação das redes municipais de drenagem de águas residuais. Durante o período da Parceria com o Município de Santo Tirso, entre 2014 e 2015, a Águas do Noroeste executará um plano de investimentos no valor de 3,7 milhões de euros.

Esta Parceria tem como objetivos, na vertente de saneamento de águas residuais, assegurar, de forma regular, contínua e eficiente, o serviço e promover a ligação à rede pública, para garantir o adequado tratamento das águas residuais recolhidas e a conceção, construção, exploração, manutenção e renovação das infraestruturas.

As duas empreitadas serão cofinanciados pela União Europeia, através do Programa Operacional Temático de Valorização do Território, no âmbito do QREN.