Nasceu a Associação de Futebol Amador de Santo Tirso

11 Outubro 2014

Ao fim de 30 anos de existência, o futebol amador concelhio vai ter gestão autónoma. A Câmara Municipal de Santo Tirso decidiu entregar a organização das provas de futebol concelhio a uma entidade independente, a Associação de Futebol Amador de Santo Tirso (AFAST), criada oficialmente a 11 de agosto de 2014. A apresentação da nova associação foi apadrinhada pelo presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, numa cerimónia que teve lugar, no Pavilhão Municipal, a 8 de outubro, dia em que também tomaram posse os primeiros Órgãos Sociais da AFAST.

A época 2014-2015 marca uma nova era no futebol amador concelhio em Santo Tirso. Pela primeira vez, as competições desportivas vão passar a ser organizadas por uma instituição que não a Câmara, em resultado da criação da Associação de Futebol Amador de Santo Tirso, que fica com a responsabilidade desportiva e disciplinar de todas as provas.

O presidente da Câmara, Joaquim Couto, fez questão de estar presente na apresentação da nova associação concelhia, para “dar um sinal da importância que o Desporto tem nas políticas do executivo municipal”. Para o autarca, a tomada de posse dos primeiros Órgãos Sociais da AFAST “é um acontecimento importante para a Câmara e para o concelho”, porque marca “uma nova fase no crescimento e desenvolvimento de uma das iniciativas mais bem-sucedidas em Santo Tirso nos últimos 30 anos sob o ponto de vista desportivo”.

Joaquim Couto considerou ainda que a transferência de poderes da autarquia para a AFAST “é a cereja no topo do bolo no processo evolutivo do futebol amador concelhio”. Segundo o presidente da Câmara, a decisão de entregar a organização das competições desportivas à AFAST é uma prova de que a autarquia “está empenhada em prestar um bom serviço à comunidade”, bem como “promover a qualificação democrática e a transparência no Desporto”.

Ciente da “importância que a atividade desportiva tem, não apenas em termos de coesão social e de promoção de hábitos de vida saudável, mas, também, para a economia local”, Joaquim Couto sublinhou na apresentação dos Órgãos Sociais da AFAST, na qual estiveram presentes o vereador do Desporto, José Pedro Machado, e representantes de associações de futebol amador de outros concelhos, que “a Câmara deixa de ter responsabilidade na organização das competições desportivas, mas será sempre um parceiro” da recém-criada associação, para a qual se comprometeu transferir cerca de 30 mil euros/ano em subsídios.

Já o presidente da Direção da AFAST, Carlos Moura, agradeceu “o apoio e a confiança” que a autarquia depositou nos Órgãos Sociais da associação para “gerir os destinos do futebol amador concelhio” e deu conta das linhas gerais para um mandato que termina em 2016. Um dos projetos passa por realizar uma prova extra entre os clubes que não participem nas competições interconcelhias, bem como a criação de uma seleção concelhia, com o objetivo de se realizar no final de cada época um torneio quadrangular com seleções dos concelhos vizinhos.

Para além da criação de mais duas competições, a que se juntam às já existentes Campeonato, Taça e Supertaça de futebol concelhio, o presidente da AFAST propõe-se ainda dar um novo impulso ao Campeonato e fazer dele “o mais forte e competitivo da zona norte do país”.

Organizadora de um Campeonato Concelhio de Futebol composto por 12 equipas, mais de 70 delegados, 24 árbitros e cerca de 400 atletas, a AFAST é, atualmente, uma das maiores associações do concelho de Santo Tirso.

A composição dos Órgãos Sociais empossados dia 8 de outubro é a seguinte:

Assembleia Geral

Presidente | Fernando Benjamim