«Tour Agarra A Vida» chega a Santo Tirso

22 Setembro 2014

EVENTO PERCORRERÁ TRÊS ESCOLAS DO CONCELHO PARA SENSIBILIZAR OS JOVENS A EVITAREM OS COMPORTAMENTOS DE RISCO

Sensibilizar os jovens contra os comportamentos de risco, nomeadamente a toxicodependência. Este é um dos objetivos do projeto «Tour Agarra a Vida» que, entre os dias 24 e 26, vai percorrer três estabelecimentos de ensino do concelho de Santo Tirso. A iniciativa, promovida pela Academia dos Patins, foi apoiada pela Câmara Municipal, na certeza de que “as ações de prevenção são extremamente importantes, para a promoção de estilos de vida saudáveis”, como sublinha o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

Ao todo, estarão envolvidos nesta iniciativa cerca de 1600 alunos da Escola Secundária de Vila das Aves (dia 24), da EBI de S. Martinho (dia 25) e da EB 2,3 da Agrela (dia 26). Através da utilização de desportos radicais, o «Tour Agarra a Vida» irá mostrar que é possível correr riscos, passar momentos divertidos e sentir adrenalina, mas de uma forma saudável e sem necessitar de drogas.

“Tivemos conhecimento deste projeto e considerámos que era importante que ele marcasse presença no Município de Santo Tirso. É, sem dúvida, uma forma de sensibilizar os nossos jovens para os problemas dos comportamentos de risco, de forma positiva”, explica o vereador da Juventude da autarquia, José Pedro Machado.

Nos estabelecimentos de ensino, serão montados pequenos parques, preparados para receber demonstração de desportos radicais urbanos, como os patins em linha, o skate e a BMX. A iniciativa contará com a presença de alguns dos melhores atletas nacionais das modalidades.

A campanha tem um forte caráter educativo e, por isso, tem ainda previsto debates temáticos e distribuição de informação preventiva. O programa nas três escolas de Santo Tirso segue sempre o mesmo modelo. Entre as 10h00 e as 12h00, os alunos poderão assistir às demonstrações de desportos radicais. A partir das 12h00 e até às 13h15, terá lugar o debate “Prevenção Primária da Toxicodependência e Estilos de Vida Positivos“.