Ciclo de Jazz de Santo Tirso arranca sexta-feira

15 Julho 2014

Arranca na sexta-feira, dia 18 de julho, o VII Ciclo de Jazz de Santo Tirso, uma organização da Câmara Municipal que tem como objetivo promover o gosto pelo jazz, através da promoção de concertos com os mais destacados músicos do panorama nacional e internacional, apostando igualmente na formação de novos público. Considerada uma das vozes mais promissoras da nova geração de cantoras de jazz, Rita Martins abre o ciclo de concertos, pelas 21h30, na Fábrica de Santo Thyrso. A entrada é gratuita.

O ciclo irá prolonga-se até janeiro com a realização de mais quatro concertos, dos quais constam o Trio Bode Wilson (12 de setembro), Johan Hörlen Quartet (10 de outubro), João Mortágua (28 de novembro) e Ensemble Super Moderne (9 de janeiro).

A sétima edição do Ciclo de Jazz de Santo Tirso organizada pela Câmara Municipal conta com a colaboração artística da Associação Porta-Jazz, marcando assim uma nova etapa do certame, com a promoção de concertos em vários espaços culturais do concelho e de palestras e oficinas sobre o jazz. Uma programação que garante a presença em Santo Tirso de diferentes formações, de instrumentistas como Marcos Cavaleiro, José Marrucho, Miguel Moreira, Rui Teixeira e José Pedro Coelho, entre tantos outros nomes de referência do jazz nacional, a par dos internacionais Jahan Hörlen e Olaf Polziehn.

No primeiro concerto, sexta-feira na Fábrica de Santo Thyrso, Rita Martins apresenta-se com os músicos Luís Figueiredo (piano e teclados) e Mané Fernandes (guitarra elétrica) que, num registo experimental, irá conjugar as influências da soul, do funk e do R&B com a sofisticação harmónica do jazz.

As presenças do saxofonista e compositor João Mortágua (com concerto agendado para a Biblioteca Municipal de Santo Tirso) e do Ensemble Super Moderne (no Centro Cultural de Vila das Aves) serão assinaladas ainda com a realização de duas oficinas de jazz dirigidas, em particular, aos estudantes de música do Município.

A componente formativa será, ainda, reforçada com a palestra sobre jazz, agendada para 4 de outubro, em Vila das Aves, com a presença do compositor e pedagogo Paulo Perfeito.